TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ciência

Medicamento para HIV é testado no tratamento de pacientes com a Covid-19

Até o momento, nenhuma medicação é recomendada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde

Por Redação Publicado em
Coronavirus materia2 foto Josue Damascena IOC Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, estudam remédios capazes de combater o novo coronavírus. Alguns dos medicamentos testados são antirretrovirais como o "atazanavir", usado no controle do vírus HIV, e os resultados são animadores.

"O atazanavir consegue inibir a replicação viral e, com isso, diminuir os níveis de mediadores inflamatórios. Essa pode ser uma vantagem competitiva desse fármaco no seu desenvolvimento clínico contra a Covid-19", afirma Josué Damascena, pesquisador da Fiocruz.

O remédio evita a reprodução do vírus dentro das células infectadas e, assim, evita que ele chegue a outras células sadias. No entanto, o cientista ressalta que a pesquisa ainda está no início.

"É importante deixar claro que é um achado pré clínico, um achado in-vitro, que aponta que uma nova molécula, também clinicamente aprovada, tem implicação contra o coronavírus. Agora é seguir nas demais etapas de ensaios em vivo e, eventualmente, ensaios clínicos, para tentar confirmar de fato que pacientes com o Covid-19 podem se beneficiar deste tratamento", diz Josué Damascena.

Em todo o mundo, pesquisadores buscam tratamentos para a Covid-19. Até o momento, testes envolvem anticoagulantes receitados em casos de trombose, a cloroquina e, na Austrália, a Ivermectina, remédio usado para combater piolhos e pulgas. Estudos envolvendo plasma sanguíneo de pacientes curados também estão em andamento. A Organização Mundial da Saúde ainda não recomenda nenhuma dessas alternativas oficialmente.

saiba mais

Relacionadas