TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
educação

MEC abre novas vagas em curso on-line para professor de alfabetização

Curso começa em janeiro e inscrições podem ser feitas pela internet

Por Carlos Rocha Publicado em
Saúde e Educação publicam diretrizes para retorno às aulas presenciais
Saúde e Educação publicam diretrizes para retorno às aulas presenciais (Foto: Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), 40 mil novas vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) foram abertas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o MEC, a oferta inicial foi dobrada devido à procura. As primeiras 40 mil vagas já  abertas em 8 de dezembro foram preenchidas em 10 dias.

A capacitação é gratuita, destinada a profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças e a estudantes de licenciaturas. Com carga horária de 160 horas, o curso terá início em 11 de janeiro de 2021.

Aulas

As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, material de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação (uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas).

“O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização das nossas crianças, um compromisso do governo brasileiro. Para isso, é preciso preparar e valorizar os nossos professores”, disse o presidente da Capes, Benedito Aguiar.

Intercâmbio

A produção do curso, que é parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender, resulta da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (Uab).

A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal, em 2021 e 2022.

As inscrições podem ser feitas pela internet.

Leia também:

Mulher é morta com tiros no rosto após briga por troco em bar

Paraibanos sentem alta nos preços dos produtos para a ceia de Natal

Clínica é atacada por criminosos no Centro de João Pessoa

Policial é suspeito de agredir adolescente com tapas no rosto


Relacionadas