TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Cândida Vargas

Maternidade de JP tem três partos de gêmeos em uma semana

Os partos ocorreram no Instituto Cândida Vargas (ICV), em João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
Maternidade tem três partos de gêmeos no intervalo de uma semana em JP
Maternidade tem três partos de gêmeos no intervalo de uma semana em JP (Foto: PMJP)

O sonho de ser mãe de gêmeos faz parte do desejo de muitas mulheres. No Instituto Cândida Vargas (ICV) da Prefeitura de João Pessoa, três mulheres deram à luz bebês gêmeos esta semana. Sob os cuidados da equipe médica e multidisciplinar, essas mães e as crianças recebem os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar, visando oferecer um bom atendimento, cada vez mais humanizado.

Uma das mães é Luana Zacarias Miguel, que já recebeu alta da maternidade e está em sua casa. Já Eliane Alves e Cristina Carneiro permanecem recebendo a atenção da equipe.

Para Eliane Soares, mamãe dos gêmeos Emanuel e Ester, o cuidado recebido na maternidade é excelente, tanto para ela quanto para seus filhos. “Primeiro dizer que estou muito feliz em ter gêmeos. Já sou mãe de duas crianças e essas estão vindo com muita felicidade. Desde o dia que cheguei aqui até agora estou sendo muito bem cuidada. Eu realmente me sinto em casa, pois com toda essa atenção e cuidado não teria como ser diferente”, disse emocionada.

Eliane Alves está com seus filhos no método Canguru e no local tem recebido treinamento de como pegar os bebês, como posicioná-los e como prender ao corpo. O objetivo do método Canguru é estimular o aleitamento, incentivando a presença constante dos pais junto ao recém-nascido em contato contínuo, diminuir o tempo de internação e reduzir o estresse da família. Estudos mostram que em hospitais onde o método é usado, a quantidade de leite diário nas mães que fazem o contato pele a pele com o bebê é maior, e também, que o período de amamentação dura por mais tempo.

Na maternidade, essas crianças têm atividades de humanização como Hora do Soninho, banho envelopado, ofurô, visita integrada, diminuição da luminosidade na incubadora, luz individualizada para procedimentos, entre outros, são medidas de neuroproteção que as equipes de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia proporcionam para o bem-estar dos bebês e a garantia de ambiente saudável, culminando com as boas práticas de assistência ao prematuro no Instituto.

Além disso, os bebês e as mães têm atendimento psicológico, das assistentes sociais e acompanhamento nutricional. “Somos uma maternidade com o título Amigo da Criança e estamos desempenhando um trabalho de qualidade para essas crianças gêmeas e todas as outras da nossa maternidade. Ficamos felizes em notar que essas mães estão satisfeitas e felizes. É maravilhoso realizar um bom trabalho para a sociedade”, disse a diretora multidisciplinar do ICV, Alyne Soares.


Relacionadas