TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Durante a pandemia

Maternidade Cândida Vargas adota novas medidas para visitas a bebês e gestantes

O objetivo é resguardar ao máximo bebês e gestantes do risco da contaminação pelo novo coronavírus

Por Juliana Alves Publicado em
Primeiro bebê pessoense de 2024 é um menino
Primeiro bebê pessoense de 2024 é um menino (Foto: Divulgação/Secom-JP)

O Instituto Cândida Vargas (ICV), mais conhecido como Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, passou a adotar medidas retristivas relacionadas as visitas à gestantes e bebês durante a pandemia. De acordo com a maternidade, a prevenção e orientação dos pais com relação ao contato com familiares e amigos tem o objetivo de resguardar ao máximo crianças e gestantes do risco do contágio com o coronavírus.

“Temos um protocolo desde o ano passado. As visitas estão suspensas. É permitido o acesso a um acompanhante e apenas pai e mãe tem contato com os bebês que estão na UTI”, explicou a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Francisca Maria Luiz Kiguti.

Antes da pandemia, os acompanhantes das pacientes ficavam no local em turnos de 12 horas, agora os turnos são de 24 horas. O uso de máscara é obrigatório e para ter acesso a áreas consideradas mais críticas da maternidade, os acompanhantes passam por uma triagem. Além disso, todas as atividades em grupo no local foram suspensas.

Antes de ir para casa, as puérperas recebem algumas orientações sobre higiene e a necessidade de evitar visitas. “Damos muitas orientações pós-alta. Geralmente toda a família e amigos querem ver o bebê, mas é preciso se resguardar. Os pais podem, por exemplo, enviar fotos para os parentes. Temos que nos adaptar”, orienta Kiguti.


Relacionadas