Geral

Manifestantes fazem ato em área turística de Hong Kong para driblar censura

Há semanas, Hong Kong é palco de grandes manifestações provocadas pelo projeto de lei que autoriza extradições para a China

Publicado em 08/07/2019 01:00 Atualizado em 18/11/2020 18:00
logo
Por Redação Portal T5
Manifestantes fazem ato em área turística de Hong Kong para driblar censura

Milhares de manifestantes protestaram neste domingo (7) em Hong Kong, perto da estação de onde partem os trens de alta velocidade para a China continental, e em um bairro muito frequentado por turistas chineses.

De acordo com os manifestantes, o objetivo é tentar explicar as causas do movimento aos chineses do continente que visitam Hong Kong e, assim, tentar driblar a censura na China.
No país, as manifestações são apresentadas como violentas e orquestradas do exterior para desestabilizar a China, e não como um movimento popular contra a influência crescente do governo chinês naquele território.

Há semanas, Hong Kong é palco de grandes manifestações provocadas pelo projeto de lei que autoriza extradições para a China. O texto foi retirado da pauta, mas a decisão foi considerada insuficiente. O movimento cresceu para reivindicar reformas democráticas e para pedir que a degradação das liberdades no território semiautônomo seja contida, além da renúncia da chefe do governo de Hong Kong, Carrie Lam, próxima a Pequim.

Organizadores estimaram em mais de 230 mil o número de presentes nos atos deste domingo, enquanto a polícia divulgou 56 mil pessoas.

No início da noite, houve um tenso confronto, de cerca de 20 minutos, quando a polícia intimou por megafone a dispersão de um grupo de 300 pessoas. Agentes atiraram para dispersá-los. Imagens de televisão mostraram manifestantes jogados no chão e detidos pelos policiais.

Os protestos deste domingo foram o primeiro ato significativo desde que o Parlamento local foi invadido em 1º de julho por manifestantes.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play