TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Nordeste

Manchas de óleo interditam principal praia de Fortaleza

Desde o início do problema o óleo já foi parar em pelo menos sete pontos do litoral cearense e dez animais mortos foram encontrados com manchas sobre o corpo.

Por Redação Publicado em
PRAIA DO FUTURO
Praia do Futuro Praia do Futuro Foto: Reprodução / TV Globo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Uma das praias mais frequentadas do litoral de Fortaleza, a praia do Futuro, amanheceu neste sábado (5) imprópria para o banho por conta do aparecimento de manchas de óleo que atinge todos os estados do Nordeste.
A Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), órgão ambiental cearense, está alertando os frequentadores que insistirem no banho de mar para que evitem o contato com o material tóxico.

Apesar do alerta, centenas de pessoas aproveitaram o dia de sol para o lazer na praia. A Semace tem feito mutirões de limpeza para a retirada do óleo cru que aparece nas areias e uma equipe foi mantida de plantão neste sábado.

Desde o início do problema o óleo já foi parar em pelo menos sete pontos do litoral cearense e dez animais mortos foram encontrados com manchas sobre o corpo. Tartarugas, aves e até um golfinho foram vítimas do problema ambiental. A Polícia Federal ainda investiga a causa, mas a principal suspeita é de que tenha havido vazamento de petróleo de navio estrangeiro.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recomenda que se evite qualquer contato ou manuseio do material e que o banhista comunique a ocorrência imediatamente ao órgão ambiental local. No Ceará, o telefone de contato é 0800 274-2233.

Em Sergipe, o problema se agravou novamente hoje com o aparecimento de camadas maiores em todo o litoral ao sul da capital Aracaju. Nesse trecho até a divisa com a Bahia, todas as praias estão impróprias para banho, o que também prejudica o turismo.

"É um trabalho de enxugar gelo. Nossas equipes retiram o óleo da areia e o mar traz novas levas. É algo nunca visto por aqui", afirma o presidente da Adema (Administração Estadual do Meio Ambiente), Gilvan Dias.

Um dos pontos afetados no litoral sergipano é a reserva de Santa Isabel, que fica no município de Pirambu, destinada à reprodução de tartarugas marinhas. Foram encontrados animais mortos no local, mas a causa ainda está sendo analisada.

"Mesmo que a água esteja limpa, as pessoas precisam pisar na areia antes de mergulhar, o que é perigoso em alguns lugares. Por isso, por precaução estamos emitindo alertas", explica Dias.
Em caso de contato com o óleo, a recomendação do Ibama é que a pessoa passe primeiro gelo ou óleo de cozinha, antes de lavar com água e sabão.

O avanço das manchas tem sido constante desde o início de setembro. Na quinta-feira (3) o petróleo atingiu o litoral da Bahia, onde o Projeto Tamar atua na preservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção. A poluição já afeta 124 regiões de 59 municípios do litoral nordestino.

Leia também: Concurso do Senado é autorizado e salários chegam a R$ 32 mil

+ Band divulga detalhes da nova edição do 'MasterChef' e revela alguns participantes

+ Empresa aérea vai ofertar passagens 40% mais baratas e venderá mandioca frita em voos

+ Agricultura suspende 33 marcas de azeite por adulteração; veja lista

+ Recife poderá receber voos da empresa low cost Flybondi 

+ Empresa aérea vai ofertar passagens 40% mais baratas e venderá mandioca frita em voos

+ Anitta vai gravar música com cantor angolano

+ Quatro agentes morrem esfaqueados em ataque no comando da polícia em Paris

Siga nosso  Instagram Facebook e fique bem informado!


Relacionadas