TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
covid-19

Mais um paciente transferido de Manaus tem alta médica do HU de João Pessoa

No momento, 15 pacientes amazonenses permanecem internados no hospital

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2021 02 12 at 15 47 26

Às vésperas do Carnaval, que em 2021 será diferente devido à pandemia de covid-19, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) deu alta médica a mais um paciente de Manaus-AM que havia sido contaminado pelo coronavírus (SarS-CoV-2).

Com a alta da secretária Cecília Ribeiro de Lima nesta sexta-feira (12), o centro de saúde contabiliza 17 pacientes amazonenses curados da covid-19.  A paciente recebeu alta médica por volta das 14h30. Ao sair da Ala Covid-19 do hospital, foi aplaudida pelos profissionais da assistência e se emocionou muito.

Cecília Ribeiro tem 51 anos de idade, chegou à Paraíba no domingo passado (7) e revelou que, antes de vir para João Pessoa, estava internada em um hospital público em Manaus, capital amazonense, em situação precária.

“A situação lá é horrível, com muitas pessoas morrendo. Meu coração, do tamanho do meu Estado, está levando vocês junto. Muito obrigada pelo acolhimento, pela recepção. Fui muito bem tratada. Agradeço do fundo do meu coração a todos vocês”, afirmou, com voz embargada.

Após deixar o HULW-UFPB, a paciente foi conduzida à Casa de Acolhida São João Paulo II, situada no Hospital Padre Zé, no bairro de Tambiá, onde ficará abrigada. A expectativa é que o retorno da secretária ao seu Estado natal ocorra em até 48 horas.

No momento, 15 pacientes amazonenses permanecem internados no Lauro Wanderley, com quadro clínico estável. Onze usuários estão na enfermaria da Ala Covid, dois na enfermaria da Clínica Médica e dois na Unidade de Terapia Intensiva-UTI Covid (havia três pacientes na UTI, mas um foi transferido para a enfermaria na tarde de ontem, 11).

Transferências

Desde 17 de janeiro, o Hospital Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já acolheu 32 pacientes do Amazonas. A ação humanitária integra uma rede de apoio federal, promovida pelo Ministério da Saúde, que também envolve o Ministério da Educação, por meio dos Hospitais Universitários vinculados à Ebserh, e a Força Aérea Brasileira. O objetivo é atender à alta demanda por internação na capital amazonense, gerada pelo avanço da pandemia de covid-19.

Leia também:

Veja o que abre e fecha no feriado de carnaval em João Pessoa

Retiros religiosos ganham versões virtuais na Paraíba

Reabertura do Hotel Tambaú deve gerar 3,5 mil empregos

Nelson Piquet estará em João Pessoa; cidade pode receber etapa da Stock Car


Relacionadas