TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
seca

Mais de 800 municípios do Nordeste enfrentam crise hídrica

​O Brasil tem 917 municípios em situação de emergência por seca ou estiagem.

Por Redação Publicado em
Portal t5

O Brasil tem 917 municípios em situação de emergência por seca ou estiagem, destes 815 estão na região Nordeste. A informação foi divulgada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no Fórum Mundial da Água.

Do total de cidades, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados. Os números foram coletados até o dia 13 de março deste ano.

Helder Barbalho explicou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. De acordo com o ministro, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre baciais das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.


Relacionadas