Paraíba

Mais de 650 mil pessoas são notificadas para devolver o Auxílio Emergencial

Mensagens são encaminhadas para o celular de quem estiver em situação irregular.

Publicado em 18/08/2021 19:03 Atualizado em 18/08/2021 22:55
logo
Por Redação Portal T5
Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Cerca de 650 mil pessoas que deverão devolver o Auxílio Emergencial começaram a ser notificadas via celular. A mensagem é de autoria do Ministério da Cidadania. Na orientações, o Governo Federal indica a devolução voluntária de recursos, denúncia de fraudes ou pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

“São trabalhadores que ao declarar o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) geraram DARF para restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa”, explicou Ronaldo Navarro, secretário de avaliação e gestão da informação (SAGI) do ministério.

Alguns grupos que estão na lista:

  • quem se cadastrou de forma ilegal para receber os recursos destinados à população de baixa renda e trabalhadores informais; pessoas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal – aposentadoria e seguro-desemprego são alguns deles.

As mensagens contêm o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br. Elas serão enviadas pelos números 28041 ou 28042. Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado.

Quem recebeu a mensagem de texto relativos às DARFs em aberto deve efetuar o pagamento ou acessar o endereço gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, ou - se for o caso, informar sobre valores divergentes.

Quem não possui DARF em aberto, mas que tem valores a devolver, deve buscar o sute gov.br/devolucaoae, inserir o CPF, verificar situação e emitir guia para pagamento.


 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play