TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
penitenciárias

Mais de 500 detentos são beneficiados com saída temporária de Dia dos Pais, em JP

A saída dos detentos aconteceu às 5h deste sábado (10) e o retorno às unidades deve ocorrer até 20h da segunda-feira (12)

Por Redação Publicado em
Presidio mangabeira
Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Mais de 500 detentos que cumprem pena em penitenciárias da capital paraibana estão liberados. Eles deixaram as penitenciárias neste sábado (10) após conseguirem o direito à saída temporária de Dia dos Pais. A saída dos detentos aconteceu às 5h e o retorno às unidades deve ocorrer até 20h da segunda-feira (12).

Leia Mais: Homem é preso em flagrante após aplicar golpe em banco na Zona Sul de JP

Ao todo serão liberados 516 presidiários da Penitenciária Média Juiz Hitler Cantalice e do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, ambas em Mangabeira. A determinação foi do juiz Carlos Neves da Franca Neto, da Vara de Execução Penal e Andrea Arcoverde Cavalcanti Vaz, juíza de Direito Auxiliar.

Leia Mais: Homem tem cabeça arrancada e casa incendiada na zona rural de Gado Bravo, na PB

Diferente do 'Indulto Natalino', essas saídas temporárias são determinadas por juízes das Varas de Execuções Penais e tem o período pré-estabelecido, não podendo ultrapassar sete dias. O 'Indulto Natalino' só é emitido pelo Presidente da República e extingue a pena do encarcerado.

Leia Mais: Incêndio atinge prédios do Centro Histórico de João Pessoa

A saída temporária só é permitida para os presos que cumprem pena em regime semiaberto, tenham bom comportamento, tenham cumprido o mínimo de um sexto da pena, no caso de primários e um quarto se ele for reincidente, além de compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

Leia Mais: Trio suspeito de assaltar ônibus em JP é capturado enquanto comemorava crime

Os detentos beneficiados não devem se ausentar da região metropolitana de João Pessoa, não podem andar armados nem portar instrumentos ofensivos, não podem ingerir bebida alcoólica ou consumir drogas, não podem frequentar bares, festas públicas, casas de shows e devem recolher-se em sua residência das 22h às 5h. Os detentos também devem assinar um termo em que afirma estar consciente da necessidade do cumprimento das medidas.

Leia Mais: Jovem morre após ser baleado no tórax, em Campina Grande

Em caso de não cumprimento, o reeducando deverá ser reconduzido à penitenciária e apresentado à Vara de Execução Penal para audiência de justificação.


Relacionadas