TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Mais de 10 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19, em João Pessoa

Só nesta segunda-feira (25) foram vacinadas 296 pessoas na Associação Promocional do Ancião – Aspan (78), Lar da Providência (190) e Lar Melodias (28)

Por Carlos Rocha Publicado em
25 01 2021 ASPAN Vacinacaodos Idosos Institucionalizados Foto Gilberto Firmino 16 300x218

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) já vacinou 10.051 pessoas contra a Covid-19. Entre os imunizados estão trabalhadores de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, idosos residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições. Só nesta segunda-feira (25) foram vacinadas 296 pessoas na Associação Promocional do Ancião – Aspan (78), Lar da Providência (190) e Lar Melodias (28).

A primeira idosa imunizada foi Olindina Juvêncio, de 114 anos, residente da Aspan há 11 anos e que foi infectada pelo novo coronavírus em setembro do ano passado. Ela venceu a doença e agora aguarda o momento da segunda dose da vacina. “Para nós é um dia de muita alegria e regado de esperança, pois representa prolongamento de vida para nossos idosos”, afirmou Irmã Selma Cosa, coordenadora da Aspan.

Ivone Veloso, 76 anos, também reside na instituição e, apesar de ter medo de agulha, estava ansiosa pelo momento da vacinação. “Tenho medo, mas nem doeu e a sensação de estar vacinada é muito boa. Que seja bom para o resto da vida”, disse, emocionada. Assim como Ivone, José Vicente, 71 anos, também comemorou o momento. “Agora me sinto mais tranquilo e mais seguro”, afirmou.

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino, a vacinação deste grupo já estava prevista como prioritária para a primeira remessa das vacinas por conta do grau de exposição dos idosos que residem nas instituições, assim como os trabalhadores. “Iniciamos a vacinação desse grupo nesta tarde e amanhã continuaremos em outras instituições”, destacou Fernando.

Nesta terça-feira (26), no turno da manhã, serão imunizados os idosos e os trabalhadores da Vila Vicentina, Casa Divina Misericórdia, Residencial Nova Esperança e Nosso Lar. À tarde, é a vez da Morada do Aconchego 1 e 2, Lar Doce Lar Nossa Senhora da Penha, Center Vida, Casa de Passagem do Idoso e Lar Lucinha Passos.

Já foram imunizados, também, trabalhadores dos hospitais Prontovida, Municipal Santa Isabel, Municipal Valentina, Clementino Fraga, Universitário Lauro Wanderley, Frei Damião, Unimed, Hapvida e Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves; as UPAs Bancários, Cruz das Armas, Valentina e Oceania; além do Samu-192. Até o fim da campanha, a previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Transparência – A PMJP gerencia a vacinação contra covid-19 com total transparência e coloca à disposição da população canais para esse acompanhamento.  Através do Portal da Transparência, o cidadão pode acompanhar o quadro atualizado de vacinação por local e o total de vacinas aplicadas. Para conferir, basta acessar: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/covid-vacinacao/vacinometro

Leia também:

"Poderia ter partido”, disse Thaynara OG após complicações de Lipo Lad

Paraíba teve segunda menor taxa de assassinato da década

Homem esfaqueia cunhado por causa de ciúmes em João Pessoa

Covid: MPT intima secretário de saúde para esclarecer plano de vacinação


Relacionadas