Paraíba

Maioria dos paraibanos não emitiu a CNH digital; veja como fazer

A versão digital da CNH pode ser acessada pelo celular e tem o mesmo efeito da original em fiscalizações

Publicado em 23/01/2019 22:09 Atualizado em 26/11/2020 00:27
logo
Por Redação Portal T5
Maioria dos paraibanos não emitiu a CNH digital; veja como fazer

Foto: Reprodução

A legislação diz que nunca se deve conduzir um veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no entanto, o "esqueci em casa" na hora de uma fiscalização pode custar caro para o condutor. Mas o que muitos não sabem é que existe uma versão digital do documento, que pode ser acessada pelo celular e tem o mesmo efeito do original em fiscalizações.

Na Paraíba é possível fazer a CNH digital desde Janeiro de 2018. A partir de 2017 a CNH passou a ter um código QR code, que é necessário para fazer a CNH digital.

No tem nada de complicado, primeiramente todos podem solicitar sua CNH digital. Basta cadastrar, junto ao Detran, através da internet, seus dados pessoais, como o seu número do seu celular e endereço de e-mail, no banco de dados nacional.

Para realizar esse procedimento, o documento deve conter o QR code. Os condutores que emitiram ou renovaram a CNH antes de 2017 e desejam ter acesso ao documento com o código, devem solicitar uma nova via.

O Detran lembra que a CHN digital é uma corda original e que o documento físico nunca deve ser descartado. O órgão lembra ainda que a carteira digital é uma opção para facilitar a vida do condutor. Ninguém é obrigado fazer.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play