Paraíba

Mães internadas em hospital recebem homenagem em João Pessoa

Além das pacientes, acompanhantes da Clínica Pediátrica também foram homenageadas

Publicado em 09/05/2021 08:00 Atualizado em 09/05/2021 08:57
logo
Por Redação Portal T5
Mães internadas em hospital recebem homenagem em João Pessoa

(Foto: Divulgação/HULW-UFPB)

Mamães internadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) de João Pessoa receberam uma homenagem da equipe médica para celebrar o Dia das Mães. A iniciativa visa humanizar o atendimento e promover nas pacientes sensações que lembrem a data como amor, carinho, respeito e cuidado, especialmente nesse momento em que muitas delas estão longe da família e dos filhos. Além das pacientes, acompanhantes da Clínica Pediátrica também foram homenageadas.

A homenagem aconteceu na última quinta (6) e sexta-feira (7) nas Unidades de Clínica Médica, de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e Materno-Infantil do HULW. Na ocasião, as pacientes e acompanhantes receberam lembrancinhas e mensagens de carinho ao som de música instrumental, com violino e saxofone.

A residente de Terapia Ocupacional Maisa Albuquerque enfatizou a importância de momentos de humanização, espaços para ressignificação das emoções e sentimentos, e resgate da dignidade e aproximação do cotidiano. “O dia das mães é o dia de reunir-se em família, comemorar o dom da maternidade, aconchegar-se em carinho e dedicação. Entretanto quando ocorre uma ruptura da rotina em razão de um processo de adoecimento e consequente hospitalização, padrões de vida anteriores são rompidos tornando-se uma vivência dolorosa. Com a pandemia, o fator protetor do ciclo familiar tem sido ainda mais fragilizado e um agravante para condições de adoecimento”, explicou.  

De acordo com a supervisora técnica de enfermagem da Clínica Médica, Mayrla Lima, é comum a realização de eventos em datas comemorativas no setor, mas diante da pandemia de covid-19, as ações ficaram restritas. “Entretanto, não poderíamos deixar de manifestar nosso carinho às mães que se encontram hospitalizadas. Nós da enfermagem contribuímos para que esses momentos aconteçam, por entender que a essência do nosso cuidado deve permanecer centrada em diversos elementos como a sensibilidade, empatia, compaixão e respeito, aliados ao conhecimento teórico-prático que a nossa profissão exige”, disse.  

Para Mayrla, o momento foi de promover relaxamento em um ambiente acolhedor para as pacientes, auxiliando com isso no enfrentamento da diversidade de sentimentos que surgem durante o processo de hospitalização. “Também é uma forma de demonstrar nosso carinho, cuidado e proporcionar alegria a todos, em especial às mães aqui internadas”, completou. 

Para as acompanhantes da Clínica Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, a homenagem contou ainda com atividades voltadas "para percepção de como tem sido o enfrentamento do processamento de hospitalização e espaço para compartilhamento de sentimentos e autocuidado”, informou a residente de terapia ocupacional, Manuelle Lira.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play