Brasil

Livro infantil que foi alvo de polêmica com Jair Bolsonaro será relançado por editora

A obra é produzida pela Companhia das Letras e estava fora de catálogo no país.

Publicado em 05/09/2018 18:39 Atualizado em 26/11/2020 06:20
logo
Por Redação Portal T5
Livro infantil que foi alvo de polêmica com Jair Bolsonaro será relançado por editora

O livro infantojuvenil “Aparelho Sexual e Cia. - Um guia inusitado para crianças descoladas”, que foi alvo de uma polêmica ao ser criticado pelo candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, será relançado no Brasil na próxima quarta-feira (12).

A obra é produzida pela Companhia das Letras e estava fora de catálogo no país. Porém, a editora divulgou nesta quarta (5) o novo lançamento do livro, escrito pela francesa Hélène Bruller e ilustrado por Zep, e que já está em fase de pré-venda.

Ele ficou mais conhecido ao ser utilizado por Bolsonaro como uma crítica ao Governo Federal. O deputado afirma que “Aparelho Sexual e Cia.”, lançado inicialmente em 2007 no Brasil, foi comprado pelo governo do PT através do Ministério da Educação (MEC) e distribuído em escolas e bibliotecas públicas.

O parlamentar ainda chegou a levar uma unidade para a bancada do Jornal Nacional no último dia 27 de agosto, quando foi entrevistado pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos. A direção do telejornal, contudo, não permitiu que o candidato exibisse o livro para as câmeras.

Em nota divulgada após o episódio, a editora admite que ofereceu o título como indicação para alunos do 6º ao 9º ano (de 11 a 15 anos), mas que o livro nunca foi "comprado pelo MEC, como tampouco fez parte de nenhum suposto 'kit gay'. "O Ministério da Cultura comprou 28 exemplares em 2011, destinados a bibliotecas públicas", diz o comunicado.

Na obra, os autores explicam de forma humorada e didática algumas questões que passam pela cabeça de qualquer pré-adolescente: como é beijar? O que é masturbação? Como acontece o sexo? Como as mulheres engravidam?

Leia também:

Empresa anuncia serviço de envio de declarações de amor ao espaço

Ator da Globo celebra vida após ser atingido em tiroteio: “Feliz por não ter morrido”

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play