TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
auxílio emergencial

Lista de paraibanos que receberam auxílio indevidamente tem empresários e filhos de políticos

O levantamento foi feito pela Controladoria Geral da União (CGU)

Por Redação Publicado em
CGU beneficio
Imagem/ Divulgação

De acordo com a controladoria-geral da União já foram identificadas centenas de casos suspeitos de pagamento indevido do auxílio emergencial na Paraíba. Os recebimentos de maneira indevida envolvem além de jogadores e dirigentes de futebol, empresários e filhos de políticos.

Na Paraíba aproximadamente dois mil cadastros foram classificados como irregulares. O levantamento foi feito pela Controladoria-Geral da União. A lista está sendo encaminhada para a Polícia Federal e também para o Ministério Público Federal (MPF).

"Cabe à PF ao MPF o encaminhamento desses casos. A esses órgãos vai caber a instauração do procedimento criminal para a responsabilização das pessoas que receberam indevidamente o auxílio emergencial. Essas pessoas podem ser enquadradas no crime de falsidade ideológica, cuja pena prevista no código penal brasileiro é de um a cinco anos de reclusão e ainda multa. Estimamos que cerca de 30 milhões de reais tenham sido utilizados nesses pagamentos indevidos a pessoas que não necessitam do auxílio emergencial", disse Severino Queiroz, que é auditor Federal de Finanças e Controle da CGU.

Severino disse ainda que existe um endereço eletrônico no qual as pessoas podem emitir a guia de recolhimento para realizar a devolução do valor pago indevidamente.

"Nesse primeiro momento, quem solicitar esse benefício sem precisar ou sem ter direito pode fazer a devolução de forma voluntária, sem nenhuma intervenção de polícia ou investigação. O meio para fazer é simples, basta entrar no portal do ministério da cidadania por meio do endereço https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao preencher guia de recolhimento da união e efetuar o pagamento na rede bancária", finalizou.


Relacionadas