TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
À noite

Limite para transferência via PIX entra em vigor nesta segunda (4)

Correntista pessoa física só poderá transferir R$ 1 mil no perído das 20h às 6h

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Restrições ao uso noturno do PIX entram em vigor.
Restrições ao uso noturno do PIX entram em vigor. (Foto: Agência Brasil)

A partir da noite desta segunda-feira (4), entra em vigor a restrição para transferências de valores acima de R$ 1 mil no período entre 20h e 6h. A medida vale para transferências via PIX ou qualquer outro meio de pagamento, como Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e até compras com cartão de débito.

A restrição afeta apenas as transferências de contas de pessoas físicas, operações por meio de contas de empresas não foram alteradas. Aprovada pelo Banco Central, a limitação tem como objetivo aumentar a segurança dos correntistas contra assaltos, sequestros e tentativas de fraude no período noturno.

Mas o BC permite que o correntista altere esses limites. Basta procurar a instituição financeira em que o cliente tem conta, inclusive por canais digitais, e solicitar a mudança, que será efetivada de 24h a 48h após o pedido. O cliente também poderá cadastrar, na sua instituição financeira, contas que poderão receber valores acima dos limites fixados, mantendo as restrições para as demais operações.

Os correntistas também poderão definir limites diferentes para utilização do PIX durante o dia e à noite. Assim, é possível fixar um limite de transferência mais baixo à noite.

Novas medidas de segurança aprovadas pelo Banco Central entrarão em vigor no dia 16 de novembro. A principal é a possibilidade que a autoridade monetária deu às instituições financeiras de bloquear transferências via PIX de pessoas físicas por até 72 horas, em caso de suspeita de fraude.

Veja mais:


Relacionadas