TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alerta

Ligações do próprio número: é golpe?

A prática consiste em uma técnica chamada “spoofing”.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Ainda não foi comprovada a prática de golpe para quem recebe a ligação
Ainda não foi comprovada a prática de golpe para quem recebe a ligação (Foto: Tânia Rêgo / Agênia Brasil)

Uma prática misteriosa e até conflitante vem ganhando espaço mais uma vez nos dias atuais. Além do telemarketing - que insiste em atrapalhar nosso dia com as famosas ligações desnecessárias ou mudas - muita gente passou a receber ligações do próprio número. O que parecia ser impossível de acontecer chamou atenção pelos perigos de ser uma nova modalidade de golpe.

Um alerta que repercutiu nacionalmente surgiu no dia 4 de fevereiro de 2020. Na ocasião, o Procon de São Paulo publicou um vídeo em que seu diretor executivo, Fernando Capez, alertou a população sobre aquilo que classificou como “novo golpe” na telefonia móvel. O assunto chegou a ser um dos mais comentado nas redes sociais. Mas, perdeu espaço pois a autarquia paulistana não comprovou esse tipo de ocorrência na prática.

Até então não existem indícios de fraude para quem atende os chamados. A prática, inclusive, consiste em uma técnica chamada “spoofing”. A ferramente permite que chamadas realizadas pela internet (VoIP) insiram o próprio número de destino como se fosse o número que estivesse fazendo a chamada. Neste caso, o dono do aparelho que recebe a chamada visualiza o próprio número, mas na verdade o gerador da chamada é diferente.

A época, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que “adotou medidas para evitar que a prática do spoofing não viabilize o acesso à caixa postal do consumidor, que poderia ser usada em golpes”.

Leia mais:



Relacionadas