TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
década de 90

Líder norte-coreano Kim Jong-un e seu pai utilizaram passaportes brasileiros falsificados, diz agência

Os documentos para solicitar vistos para países ocidentais na década de 1990, segundo fontes de segurança da Europa.

Por Redação Publicado em
Kim jong un

Nesta terça-feira (27) a agência Reuters divulgou fotos de passaportes brasileiros do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un e de seu pai, Kim Jong-il, que segundo ela, foram conseguidos de maneira fraudulenta.

De acordo com a agência, fontes de segurança da Europa informaram que o ditador norte-coreano e seu pai utilizaram os documentos para solicitar vistos para países ocidentais na década de 1990.

A imagem da cópia do passaporte com a foto de Kim Jong-un, a qual a Reuters teve acesso, mostra que ele foi emitido no ano de 1996 com um nome totalmente diferente, “Josef Pwag”, nascido em São Paulo no dia 1º de fevereiro de 1983.

Com relação ao documento emitido para Kim Jong-il, o nome que consta é de “Ijong Tchoi”, nascido em São Paulo no dia 4 de abril de 1940. O pai do líder da Coreia do Norte, na verdade, nasceu em 1941, morrendo em 2011.

Ambos os passaportes foram expedidos pela embaixada do Brasil em Praga, capital da República Tcheca, de acordo com as imagens. A embaixada da Coreia do Norte não quis comentar o caso.

A Reuters, por outro lado, informou também que não conseguiu discernir se houve adulteração nos documentos, e não está claro se os vistos foram emitidos.

Cópia de passaporte brasileiro emitido para o líder norte-coreano Kim Jong-un  (Foto: Handout via Reuters)

(Foto: Divulgação/REUTERS)


Relacionadas