TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pandemia

Levantamento mostra que 182 cidades da PB estão na bandeira amarela; saiba o que significa

As bandeiras estabelecem a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades econômicas e sociais no estado.

Por Redação Publicado em
Whats App Image 2020 07 11 at 19 38 40
Mapa das cidades Mapa das cidades Imagem: Reprodução

Segundo o levantamento divulgado neste sábado (11), na página oficial do Governo da Paraíba, 182 municípios do estado seguem sob a bandeira amarela - que significa ter o nível de mobilidade reduzida em razão da pandemia do novo coronavírus.

As bandeiras – que vão da verde à vermelha - estabelecem a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades econômicas e sociais no estado. Os 182 municípios representam 82% das cidades do estado.

Ainda segundo o estudo, outras 23 cidades estão em bandeira verde – que corresponde a 10% do total de municípios. Mais 18 seguem na bandeira laranja, 8%. Nenhuma cidade obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação dos órgãos habilitados. A análise tem vigência entre os dias 13 e 27 de julho.

 “As cores das bandeiras que subsidiam os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, permitindo o retorno seguro e paulatino das atividades econômicas, levam em consideração as taxas de obediência ao isolamento, progressão de casos novos da Covi-19 e ocupação hospitalar e são analisadas cumulativamente em intervalos de 15 dias. Na avaliação passada, 136 municípios estavam com a bandeira laranja; 79 com bandeira amarela; oito bandeira vermelha; e nenhum obteve a bandeira verde”, diz o texto.

 O secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi o principal fator para a ampliação da flexibilização, uma vez que a Paraíba manteve a média da taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% em todo o estado. “Ficar em casa o quanto possível, sempre usar máscaras ao sair, sempre evitar aglomerações, nunca incentivar práticas que coloquem sua saúde e a dos demais em risco são aprendizados deste Novo Normal que devem ser parte do cotidiano de todos nós”, observou.

Nos municípios classificados com bandeira amarela residem 86,95% da população paraibana. Estão inseridos na bandeira, João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, Itaporanga e Monteiro.

Classificação 

A classificação permite o funcionamento do comércio varejista e do transporte coletivo municipal, de acordo com os protocolos obedecidos pelas autoridades competentes. Já Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, se mantiveram com bandeira laranja. Princesa Isabel, Matureia e Bonito de Santa Fé, que antes estavam na bandeira amarela, passaram agora para a bandeira laranja e devem manter apenas o funcionamento de atividades essenciais, sem a necessidade de restrição de circulação de pessoas.

Os municípios de Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Matinhas, Santo André e São João do Rio do Peixe estão com sinalização verde, o que permite a retomada de todos os segmentos da atividade econômica, exceto atividades escolares e acadêmicas presenciais, levando em consideração os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para cada área.

De acordo com boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba contabiliza 60.421 casos confirmados de coronavírus e 1.250 óbitos provocados pela doença que já chegou a 218 municípios.

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

Veja também: Prefeitura autoriza abertura de restaurantes, bares, parques e academias em Campina Grande

+ Cobra Jiboia é encontrada em quintal de residência no Porto do Capim

+ Cinco cidades da Paraíba e Pernambuco são alvos da Operação Estirpe

+ Conheça as músicas mais ouvidas no YouTube na PB durante a quarentena

+ Nubank, Spotify, Tinder, TikTok e Pinterest apresentam falhas

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas