TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
diário oficial

Lei fixa normas sobre informações obrigatórias nos portais de transparência da PB

Sancionada pelo governador João Azevêdo, nova legislação estabelece conteúdo que deve ser divulgado nos sites dos Poderes e órgãos do Estado

Por Redação Publicado em
Portal da transparencia mppb
Portal da Transparência do Ministério Público da Paraíba Portal da Transparência do Ministério Público da Paraíba Foto: Vitor Feitosa/Portal T5

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou uma lei que fixa normas a respeito das informações que devem obrigatoriamente ser divulgadas nos portais da transparência dos Poderes e demais órgãos do Estado.

A Lei nº 11.546, de 9 dezembro de 2019, é de autoria do deputado estadual Wallber Virgolino, e foi publicada na edição do Diário Oficial do Estadodesta terça-feira (10).

De acordo com a publicação, foram estabelecidos conteúdos mínimos que devem estar presentes nos sites dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como nos portais do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública do Estado e demais empresas públicas, entidades autárquicas e fundações de direito público. Ainda assim, permanecem valendo a obrigatoriedade de conteúdos exigida por outras normas.

Conforme a nova lei, devem fazer parte da transparência as informações sobre a Execução Orçamentária e Financeira, sobre Licitações, Contratos e Convênios e sobre tudo relacionado ao departamento de Pessoal, ou seja, as informações a respeito dos agentes públicos e políticos.

A nova legislação também determina que o conteúdo deve ser divulgado “de forma objetiva, transparente, clara, em linguagem de fácil compreensão”, além da obrigação de haver acessibilidade para pessoas com deficiência, “conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade utilizadas internacionalmente”.

Leia também:

Inclusão: famílias lutam para filhos terem mais oportunidades

Pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família começa nesta terça-feira (10); veja o calendário


Relacionadas