TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Os Descendentes do Sertão

Lançado documentário que retrata o cangaço no Brasil; confira

Atualmente Humberto Mesquita mora na França, mas é natural de Campina Grande

Por Carlos Rocha Publicado em
Lançado documentário que retrata o cangaço no Brasil; confira
Lançado documentário que retrata o cangaço no Brasil; confira (Foto: Reprodução/ YouTube - Humberto Mesquita)

Essa quarta-feira, 28 de julho, foi marcada pelo aniversário de 83 anos da morte de Virgulino, mais conhecido como Lampião, o Rei do Cangaço. Ele é o personagem principal do documentário jornalista e historiador paraibano Humberto Mesquita, que escolheu a data para lançar o vídeo: "Os Descendentes do Sertão".

Atualmente Humberto mora na França, mas é natural de Campina Grande. Ele chegou a trabalhar como jornalista da TV Tupi e fez grandes contribuições para desmistificar a imagem do cançado diante da sociedade.

"Há muito tempo atrás, 30 anos após a morte de Lampião, quando houve toda aquela fuga de cangaceiros, a gente resolve fazer, em São Paulo, o reencontro dos dos remanescentes do cangaço. Formamos um grupo para dar fisionomia da imprensa, do cinema e da própria população em relação ao cangaço, porque naquela época o cangaceiro era apenas um criminoso, e na verdade o cangaceiro era um cidadão que vivia uma situação de injustiça, era um sertanejo injustiçado. Eram julgados aos caprichos dos coronéis, de uma polícia mandona, do governo que não se preocupava com a situação do Sertão. É daí que vem a revolta", disse em bate papo cm a apresentadora Fernanda Albuquerque no programa Com Você.

"No ano de 1968 nós conseguimos juntar em São Paulo de 15 a 20 cangaceiros e fizemos um encontro. Isso foi um divisor de águas no entendimento da Imprensa para o cangaço. A imprensa começou a olhar o cangaço como parte da história do Brasil e, dentro de um cenário de injustiças, isso começou a mudar. Daí apareceram cineastas interessados em fazer filmes sobre o tema. Os cangaceiros começaram a perceber que eles tinham um lugar na história do Brasil e tem. E o nordestino pôde perceber também que o cangaço é uma parte da cultura nordestina", relatou.

"Depois de tantos anos e me dividindo entre o Brasil e a Europa veio a pandemia e eu comecei a pesquisar ainda mais sobre a cultura nordestina e o cangaço. Resolvemos planejar um encontro dos descendentes dos cangaceiros, junto com os descendentes dos coronéis e descendentes dos coiteiros. Resolvemos criar o encontro dos descendentes do Sertão e disso foi feito um documentário", finalizou.


Relacionadas