TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paraíba

Justiça sequestra mais de R$ 380 mil do Estado para comprar medicamento para estudante com câncer

O jovem de 21 anos foi diagnosticado com Linfoma Hodking, câncer da parte do sistema imunológico chamada de sistema linfático.

Por Redação Publicado em
Justica

A Justiça da Paraíba determinou o sequestro em contas do  Governo do Estado da Paraíba no valor de R$ 383.688,00 para a aquisição  do medicamento ADCETRIS em favor de um assistido da Defensoria Pública  da Paraíba residente na cidade de Marizópolis, no Sertão. A ação foi proposta pelo defensor público Philippe Figueiredo, da  4ª Vara Mista da Comarca de Sousa. 

O estudante de 21 anos foi diagnosticado com Linfoma Hodking  (câncer da parte do sistema imunológico chamada de sistema linfático) e  precisa de 24 ampolas de medicamento imunoterápico, que é de alto  custo.

No petição inicial, o defensor público ressalta que o Plenário do  Supremo Tribunal Federal, em recente decisão proferida no Recurso  Extraordinário 855.178, reafirmou a jurisprudência da Corte no sentido  da solidariedade dos entes federativos para custeio de medicamentos de  alto custo.

Além disso, destacou que as normas constitucionais que asseguram o  direito à saúde não são meramente programáticas, mas de eficácia direta e  aplicabilidade imediata.

Na decisão, o juiz João Lucas Souto Gil Messias ressaltou a necessidade  urgente do medicamento, de modo que a ausência de sua utilização poderá  causar a morte do estudante assistido pela DPE. O magistrado ordenou à  instituição bancária que efetive a transferência da quantia para o  Hospital da FAP, que realizará a aquisição do medicamento e dará  seguimento ao tratamento do paciente.

Texto: Larissa Claro/Defensoria Pública


Relacionadas