TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
reintegração de posse

Justiça Federal determina retirada de estudantes em protesto na UFPB

Reintegração de posse foi autorizada nessa segunda-feira (9)

Por Redação Publicado em
Whats App Image 2020 11 09 at 09 57 07

Estudantes que ocupam a entrada da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) devem deixar o local, conforme a decisão da Justiça Federal. A manifestação acontece desde a noite da última quinta-feira (5), quando alunos da instituição acorrentaram-se às portas do prédio em protesto à nomeação de Valdiney Gouveia como reitor da universidade.

A decisão do juiz federal Bruno Teixeira foi determinada sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, por dia de atraso, caso haja descumprimento.

Na tarde do mesmo dia de início dos protestos, um ato contra a nomeação do candidato Valdiney ao cargo reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade.

De acordo com a vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Élida Elena, o ato representa uma manifestação de repúdio pela atuação do Governo Federal no processo eleitoral interno para escolha do reitor.

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi publicado na edição do Diário Oficial da União do mesmo dia. Essa é a 11ª intervenção do presidente em nomeações de reitores desde que assumiu a presidência.

Na consulta online, a chapa "Orgulho de ser UFPB", de Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496, ficando em terceiro lugar. Na votação, o primeiro lugar ficou com a chapa “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, com soma de 964,518.

saiba mais

Relacionadas