Geral

Júri nos EUA condena policial Derek Chauvin por morte de George Floyd

Foram ouvidos depoimentos de 45 testemunhas.

Publicado em 20/04/2021 20:55 Atualizado em 20/04/2021 21:21
logo
Por Redação Portal T5
Júri nos EUA condena policial Derek Chauvin por morte de George Floyd

(Foto: Reprodução / Internet)

Por unanimidade, jurados decidiram nesta terça-feira (20) condenar o ex-policial Derek Chauvin pela morte de George Floyd, homem negro de 48 anos morto em maio de 2020 na cidade Minneapolis, nos Estados Unidos.

A morte gerou repercussão internacional após filmagens mostrarem Chauvin sufocando Floyd com seu joelho por mais de nove minutos. Movimentos antiracistas se manifestaram em diversos países no mundo para a denunciar a violência policial contra a população negra.

Chauvin, de 45 anos, foi acusado e condenado por três crimes previstos na Justiça americana: homicídio em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio culposo. Juntas, as condenações podem dar até 75 anos de prisão.

O julgamento durou três semanas, ouviu 45 testemunhas e incluiu horas de exibição de vídeos no tribunal. O júri, composto por sete mulheres e cinco homens (e seis pessoas brancas, quatro negras e duas multirraciais), levou dez horas para chegar a uma decisão final.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ter falado pelo telefone com membros da família de Floyd. "Eles são uma boa família, e estão pedindo paz e tranquilidade, não importa qual seja o veredicto", afirmou Biden a jornalistas na Casa Branca. 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar