Paraíba

JP volta para bandeira amarela no Plano Novo Normal; Bayeux e Santa Rita seguem na bandeira laranja

De acordo com a avaliação, as bandeiras amarelas voltam a predominar em 84% dos municípios paraibanos

Publicado em 17/04/2021 17:00 Atualizado em 17/04/2021 17:07
logo
Por Redação Portal T5
JP volta para bandeira amarela no Plano Novo Normal; Bayeux e Santa Rita seguem na bandeira laranja

(Foto: Divulgação/ Secom PB)

A 23ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba traz um crescimento no número de municípios paraibanos em bandeira amarela. São 187 cidades, o que equivale a 84% da Paraíba. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (19). 

Além da importante transição para bandeiras amarelas, oito municípios também se destacam por saírem da bandeira vermelha para a laranja, que atualmente representam 16%. Apenas cinco municípios seguem na bandeira vermelha, que são: Prata, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São Mamede e Uiraúna. Assim como na 22ª avaliação, a Paraíba continua sem municípios na bandeira verde. 

Entre os 12 municípios da Grande João Pessoa, dois seguem em bandeira laranja: Bayeux e Santa Rita. João Pesosa voltou para a bandeira amarela. 

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirma que, embora haja uma melhora no cenário epidemiológico do estado, ainda é necessário um esforço da população no sentido de seguir usando máscaras com frequência e não se aglomerando. Além de manter boa higiene das mãos, esses são gestos de solidariedade em favor da proteção da vida de todos.

Sobre a situação dos leitos hospitalares, o secretário executivo afirma que de janeiro a março deste ano foi possível observar um expressivo aumento da ocupação dos dedicados à Covid-19, em especial os leitos de UTI adulto. Porém, na primeira quinzena de abril, foi possível observar uma interrupção desse crescimento, com redução no que concerne à 1ª Macrorregião de Saúde e quebra das tendências de crescimento das taxas de ocupação destes leitos na 2ª e 3ª Macro. 

A 23ª avaliação também traz um recorte de como está a campanha de vacinação contra Covid-19 na Paraíba. O estado é o 3º ente federativo em número de doses aplicadas, tendo uma razão média de aplicação de mais de 13% de primeiras doses em relação à população estadual.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play