TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em João Pessoa

Jovem em situação de rua ganha festa surpresa preparada por voluntários

Bolo, salgados e refrigerante surpreenderam o aniversariante que vive com a família nas ruas da capital paraibana

Por Redação Publicado em
Jose situacao de rua festa vagalumes 2
José ganhou uma festa surpresa de aniversário na noite dessa quarta-feira (29) José comemorou o aniversário de 22 anos ao lado de amigos e parentes Foto: Divulgação/Vagalumes

Todas as quartas-feiras, participantes do Vagalumes visitam pessoas de situação de rua na capital paraibana. Nos últimos dias, além do alimento, também foram doados aos necessitados materiais de prevenção ao coronavírus, que já infectou 499 pessoas em João Pessoa.

A falta de proteção chama atenção de Aline Araújo, coordenadora do projeto. “Encontramos apenas cerca de 20% das pessoas com máscaras. O restante fica vulnerável”, disse ao Portal T5.

Paraíba registra 814 casos confirmados e 62 mortes por Covid-19, diz SES

A comemoração do aniversário do jovem surgiu de forma inesperada. Aline descreveu que ficou surpresa com a aparência cansada de José. “Ele nos contou que faria 22 anos e não acreditamos. Ele aparenta ter mais de 40”, disse a coordenadora da ação.

Acolhimento para 400 pessoas

Na última semana, a Justiça determinou que a Prefeitura de João Pessoa ofereça 400 vagas de acolhimento provisório e voluntário para a população em situação de rua através da abertura de vagas em unidades já existentes, albergues, concessão de auxílio moradia ou alocação em pousadas em hotéis de baixo custo, observando as medidas de prevenção da Covid-19.

Na decisão, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, José Gutemberg Gomes Lacerda, destaca que, em virtude da emergência da medida, a prefeitura deve ofertar 200 vagas no prazo de 15 dias e outras 200 em 30 dias, sob pena de suspensão dos contratos públicos não essenciais.

Segundo a promotora, Sônia Maia, em João Pessoa existem 705 pessoas vivendo em situação de rua, conforme dados cadastrais fornecidos a esta Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e dos Direitos Fundamentais da Capital, pelo Programa de Abordagem Social (Ruartes).

saiba mais

Relacionadas