TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Adeus

Jornalista e crítico de cinema Nelson Hoineff morre aos 71 anos

Em fevereiro deste ano, ele escreveu um depoimento descrevendo os preparativos para o seu próprio sepultamento.

Por Redação Publicado em
NELSON JORNALISTA
Nelson Hoineff Nelson Hoineff Foto: Reprodução / Internet

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalista e crítico de cinema Nelson Hoineff morreu neste domingo (15) aos 71 anos. Ele ficou conhecido pelo programa Documento Especial, exibido entre 1989 e 1998.

A morte foi confirmada nas redes sociais de Hoineff. Procurada, a família não confirmou a causa. O jornalista enfrentava há tempos problemas de saúde -ele havia passado dois anos internado, tratando uma infecção no pé, mas foi liberado para se recuperar em casa.

O programa Documento Especial testou os limites do jornalismo brasileiro ao ser pioneiro ao usar recursos como câmera escondida, longos planos sem corte e ao retratar pessoas e situações até então muitas vezes ignoradas pelo jornalismo.

Os 430 episódios variam entre temas abstratos e outros polêmicos, como prostituição, grupos neonazistas e a Igreja Pentecostal -neste último, a cobertura foi feita com uma câmera escondida dentro de uma bíblia de madeira.

Entre os episódios mais clássicos estão um sobre a ida à praia de moradores do subúrbio do Rio de Janeiro e outro sobre a seca no Nordeste, no qual acompanha pessoas que precisavam andar 1,5 quilômetro para conseguir água.

Além de jornalista, Hoineff também era crítico de cinema e passou por emissoras como TV Machete, SBT, TV Cultura, Band e GNT. Ele também foi membro do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual.

Ele também assina documentários como "Alô Alô Terezinha" (2009), sobre o Chacrinha, e "Caro Francis" (2010), sobre o jornalista Paulo Francis.

Em fevereiro deste ano, aos 70 anos, escreveu um depoimento em uma rede social descrevendo os preparativos para o seu próprio sepultamento. "Foi o embrião para um livro que é meio uma reportagem sobre mim mesmo, uma coisa Tom Wolfe. E tal qual o Documento, não contém uma vírgula de mentira."

Leia também: Câmeras flagram furto de árvore de natal e de Papai Noel no Distrito Federal; veja

Andréa Nóbrega se pronuncia sobre barraco na final de 'A Fazenda 11'

Band demite dono do TV Foco após fake news sobre Gugu Liberato

Leia Também: Gretchen rebate fãs após sumiço do umbigo: “Cuide do de vocês”

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione nosso WhatsApp: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas