TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA; saiba como será a cerimônia

Biden e sua vice, Kamala Harris, assumem o comando da maior economia do mundo. Donald Trump não deve participar

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Biden promete retirar todo americano que quiser sair do Afeganistão
Biden promete retirar todo americano que quiser sair do Afeganistão (Foto: Reprodução/Instagram)

Washington DC - Um quarta-feira com dois governos. Ao meio dia, Donald Trump deixará de ser o presidente dos Estados Unidos. Neste momento que corresponde às 14h pelo horário de Brasília, Joe Biden estará subindo as escadas do palco montado em frente ao Capitólio, como manda a tradição.

Trump não estará presente. Há duas semanas, o republicano avisou pelo Twitter - antes de ter a conta suspensa - de que não compareceria. O milionário deixa a Casa Branca na manhã deste 20 de janeiro acompanhado da primeira dama Melania para se dirigir à base aérea de Saint Andrews, nos arredores de Washington DC. Ali, Trump é recebido com honras militares, incluindo 21 tiros para o alto. O destino: Flórida. Donald Trump vai para Palm Beach, onde tem um clube de golfe. Esse também foi o local escolhido para o Natal da família Trump.

Tradicionalmente, o presidente que deixa o cargo recebe o novo líder na parte da manhã e os dois seguem juntos em uma carreata pela Avenida Pensilvânia, que liga a Casa Branca ao Capitólio - sede do poder Legislativo. Sem o encontro, Joe Biden e a sua vice Kamala Harris farão diferente. Os democratas passarão a noite na Blair House, edifício que fica na rua em frente à entrada principal da Casa Branca e normalmente destinado a receber chefes de Estado que visitam o país. Espera-se que Biden e Kamala deixem o local nas primeiras horas desta quarta-feira para o trajeto ao Capitólio.

Além da invasão à sede do Legislativo no último dia 6, a pandemia contribuiu para o evento da posse ser totalmente redesenhado. Normalmente, o público se aglomera nas laterais da Avenida Pensilvânia para ver o presidente eleito passar. Agora, apenas pessoas autorizadas pelo governo poderão estar no local e, segundo informou o Comitê de Posse, o distanciamento social será respeitado para evitar contágio pelo novo coronavírus.

A CERIMÔNIA DE POSSE

O roteiro prevê que Kamala Harris faça o juramento no Capitólio às 11h30 (horário de Washington), 13h30 no horário de Brasília.

Joe Biden faz o juramento como novo presidente em seguida, por volta do meio dia (horário de Washington) ,14h no horário de Brasília.

Em seguida, Biden faz seu discurso inaugural como novo presidente dos Estados Unidos. Biden adiantou que não usará máscara para o juramento e discurso. O novo presidente americano tem 78 anos de idade e faz parte do grupo de risco da covid-19. Para sua segurança e todos que estarão no palco, as pessoas que estiverem próximas a ele terão que fazer o exame PCR para detecção do novo coronavírus e apresentar com antecedência.

A cantora pop Lady Gaga foi a escolhida para cantar o hino nacional.

Quase todos os ex-presidentes vivos dos Estados Unidos estarão presentes. Além de Trump, o republicano Jimmy Carter, que está com 96 anos de idade, anunciou antecipadamente que ele e sua esposa, Rosalynn, de 93 anos, não comparecerão.

Além de Donald Trump, apenas três presidentes americanos não compareceram à cerimônia de posse do seu sucessor: John Adams em 1801, John Quincy Adams, em 1829, e Andrew Johnson, em 1869.

Mike Pence, vice-presidente de Trump, informou que estará presente e vai acompanhar o juramento de Joe Biden e Kamala Harris.

PÓS CERIMÔNIA

Após o discurso, Biden entra no Capitólio e vai para a Sala do Presidente, onde assinará vários documentos. Na sequência, Biden e sua vice Kamala vão para o lado leste do Capitólio, onde irão inspecionar as tropas.

O próximo passo será um trajeto até o Cemitério Nacional de Arlington. Joe Biden estará acompanhado dos ex-presidentes Barack Obama, George Bush e Bill Clinton. O democrata vai depositar ali uma coroa de flores na Tumba do Soldado Desconhecido. Será seu primeiro ato como presidente dos Estados Unidos.. Logo depois, Biden retorna à Casa Branca em uma carreata e, a partir de determinado ponto da Avenida Pensilvânia, caminha até a Casa Branca.

A previsão é que ele entre na residência oficial às 15h30 (horário de Washington) - 17h30, no horário de Brasília.

A partir das 17h30, tem início um desfile virtual - algo inédito. Estão programados shows virtuais de Jenifer Lopez, Foo Fighters, John Legend e Bruce Springsteen, entre outros.

HOMENAGEM AOS AMERICANOS
O National Mall - área verde que vai do Lincoln Memorial até o Capitólio - está fechado com grades e muito arame farpado. Normalmente a população se reúne ali para um dia de festa. Desta vez, o local está totalmente interditado. No gramado, um campo de bandeiras com cerca de duzentas mil faixas coloridas vão representar as pessoas que não puderam viajar.

QUEM É QUEM NO GOVERNO BIDEN

Antony Blinken
Secretário de Estado. 
Ex-vice secretario de estado do governo Obama

John Kerry
Enviado Especial para o Clima
Senador democrata de Massachusetts, ex-secretário de Estado no governo Obama. Foi candidato a presidente nas eleições de 2004

Alejandro Mayorkas
Secretário do DHS (Department of Homeland Security), segurança nacional
Ex-secretário Adjunto do Departamento de Segurança (DHS)

Linda Thomas -Greenfield. 
Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.
Ex-secretária assistente para assuntos africanos.

Lloyd James Austin III
Secretário de Defesa
General aposentado e ex comandante

Merrick Garland
Procurador-geral
Advogado e jurista no Departamento de Columbia 

SBT NEWS


Relacionadas