TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

João Pessoa vacina trabalhadores da educação e pessoas com comorbidades nesta quinta (20)

Vacina segue para pessoas com mais de 18 anos com deficiência ou que tenham alguma comorbidade prevista ou que seja trabalhadora em educação do nível infantil ao médio em estabelecimento da Capital, residente no município

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba terá 'dia D' de vacinação no 1º sábado de Março
Paraíba terá 'dia D' de vacinação no 1º sábado de Março (Foto: PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa segue com a campanha de imunização contra a Covid-19 nesta quinta-feira (20) com a aplicação de vacinas em pessoas com mais de 18 anos com deficiência ou que tenham alguma comorbidade prevista, que seja trabalhadora em educação do nível infantil ao médio em estabelecimento da Capital e residente no município. As pessoas de grupos que já têm o direito a tomar a primeira dose, que já não o fizeram por algum motivo, podem tomar agora.

A vacinação de primeira dose vai acontecer em oito ginásios (8h às 12h) e dois postos do tipo drive thru (9h às 15h): do Mangabeira Shopping e Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), para educadores ou pessoas com comorbidades. As pessoas com deficiência serão atendidas no Instituto dos Cegos (Bairro dos Estados) das 8h às 12h.

Condição especial– As comorbidades deste momento da vacinação incluem hipertensão arterial resistente (HAR) e nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade ou estágio 3; diabetes mellitus; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos imunossuprimidos; e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.

O grupo das pessoas com deficiência compreende indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Documentos necessários – Para serem vacinados, os trabalhadores da educação terão de comprovar que residem e trabalham em João Pessoa. No momento da vacinação, além da documentação pessoal, serão solicitadas cópias do contracheque e declaração da instituição de ensino e do comprovante de residência em João Pessoa, que deverão ficar retidas no posto de imunização.

No caso de pessoas com comorbidades ou com deficiência, levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidos.

Horário estendido – Num esforço concentrado para imunizar os trabalhadores da educação o mais rápido possível, a Prefeitura de João Pessoa abriu horário estendido da campanha de vacinação contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (19) até as 21h. Foram incluídos os trabalhadores da educação do ensino médio, que atuem em estabelecimentos da Capital e sejam residentes no município.

O sentimento era de alegria entre os beneficiados, que reconheceram o esforço da gestão do prefeito Cícero Lucena para vacinar a categoria, inclusive tendo que brigar na Justiça para manter a vacinação desse público. “Fiquei muito satisfeito com o posicionamento da Prefeitura. A gestão do prefeito Cícero Lucena mostrou a que veio e está cuidando dos interesses da população. A vacinação dos professores é imprescindível”, avaliou o professor Thiago Lacerda, que foi vacinado no drive thru montado na UFPB.

A professora do IFPB, Valdith Lopes Gerônimo, de 53 anos, era só felicidade. A profissional, que foi imunizada no Colégio Motiva Ambiental, no bairro de Tambaú, disse que a dose é um passaporte para a vida. “Estou super emocionada. Depois de ver tanta gente morrendo, tanta gente sofrendo, a gente sem poder trabalhar presencialmente. Então, isso é um passaporte para a vida. É torcer para todos serem vacinados”, disse.

O clima era de muita alegria e felicidade em cada um dos postos de vacinação. Além de receber a primeira dose do imunizante, os profissionais da educação foram recepcionados com apresentações musicais, numa parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). “A organização está perfeita. A música me deixou super emocionada. Foi tudo maravilhoso. Com certeza foi um dos melhores momentos que vivi nos últimos anos”, celebrou a professora Marcela Quirino.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Locais de vacinação desta quinta-feira (20):

Pessoas com deficiência 18+

– Instituto dos Cegos (Bairro dos Estados) – 8h às 12h

Pessoas 18+ que tenha comorbidade ou sejam trabalhadoras em educação (ensino infantil, fundamental e médio) de instituições na Capital e seja residente no município

Ginásios (das 8h às 12h)

Distrito Sanitário I

– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II

– Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo)

Distrito Sanitário III

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– Escola Municipal Dom Helder (Valentina)

Distrito Sanitário IV

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

– Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

Distrito Sanitário V

– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

– Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Drive thru – 9h às 15h

– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

– Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Leia também:

Pazuello passa mal e depoimento à CPI da covid é suspenso

Suspeito de estupro de enteada na Paraíba é preso na Bahia

Bairros do Cabo Branco e Altiplano terão mudanças no trânsito

Vereador de CG diz que é a favor de chá de hortelã ao invés de vacina


Relacionadas