Paraíba

João Pessoa vacina idosos, trabalhadores da educação, saúde e pessoas com comorbidades

O atendimento será exclusivamente por agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa e do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br

Publicado em 28/05/2021 21:30 Atualizado em 28/05/2021 22:06
logo
Por Carlos Rocha
João Pessoa vacina idosos, trabalhadores da educação, saúde e pessoas com comorbidades

A Prefeitura de João Pessoa segue a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (29), das 8h às 12h, em quatro postos de imunização do tipo drive thru com acesso de pedestres também. O atendimento será exclusivamente por agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa e do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

O público alvo deste sábado é formado por trabalhadores da educação – com 18 anos ou mais que atuam da educação infantil ao ensino médio; e a partir de 55 anos para o ensino superior, que atuem em instituições da Capital. Continua vacinando ainda as pessoas com comorbidades e trabalhadores de saúde com 18 anos ou mais; e idosos com 60 anos ou mais.

Documentos necessários – Quem for tomar a vacina é essencial portar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No momento da vacinação, os trabalhadores em educação precisam, além da documentação pessoal, levar cópias do contracheque e declaração da instituição de ensino em que trabalhe em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades, será exigida cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha em João Pessoa.

As cópias de todos os documentos comprobatórios de enquadramento ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Condição especiais – As comorbidades deste momento da vacinação incluem diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Retomada da vacinação – Após decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a Prefeitura de João Pessoa retomou, ainda nesta sexta-feira (28), a vacinação dos trabalhadores da educação contra a Covid-19. Durante seis horas ininterruptas, entre 15h e 21h, o público-alvo pode ser imunizado em seis postos espalhados pela cidade – quatro drive thru e dois ginásios. O sentimento era de alívio e gratidão para a categoria, que voltou a receber a primeira dose do imunizante.

Kelly Samara, professora de matemática, fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, que brigou na Justiça até o fim para imunizar a categoria. “O prefeito Cícero Lucena mostrou que tem comprometimento com a educação. Nenhum outro via a educação como prioridade. Desde o ano passado que a categoria vinha sofrendo com discriminação, mas com ele tem sido diferente. Nossa categoria está sendo muito bem tratada”, afirmou a educadora, que tomou a primeira dose da vacina no Unipê.

Outro que estava feliz da vida era o professor Pedro Jaime de Oliveira Severo. O profissional, que também recebeu a primeira dose no drive thru montado no estacionamento do Unipê, afirmou que não via à hora de ser vacinado. Ele destacou que a vacina traz uma sensação de segurança. “A sensação é de um pouco mais de segurança após receber a dose da vacina, que tem um papel fundamental neste momento tão crítico da pandemia que estamos vivenciando. Vamos torcer para que toda a população de João Pessoa e do mundo receba a vacina”, declarou.

Vacinação sábado – 29 de maio (8h às 12h):

Trabalhador em Educação:

* 18+ (creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio, profissionalizante e EJA)

* 55+ Ensino Superior

Trabalhador da Saúde 18+

Pessoa com comorbidade 18+

Idosos 60+

Postos do tipo drive trhu e pedestres:

– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

– Mangabeira Shopping

– UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

– Unipê (Água Fria)

Leia também:

Elba Ramalho é atração confirmada no São João de Campina Grande

João Pessoa vacina trabalhadores da educação contra a covid nesta sexta (28)

Paraíba se aproxima das 7,6 mil mortes por Covid

Mulher liga para a PM, finge pedir pizza e denuncia violência doméstica

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play