TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Desafio

João Pessoa ultrapassa 80% da população vacinada e busca atrasados para 2ª dose

Imunização já chegou a 745.155 aplicações na capital paraibana.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Vacinação ocorre em vários pontos de João Pessoa.
Vacinação ocorre em vários pontos de João Pessoa. (Foto: Secom-PMJP/Divulgação)

João Pessoa chegou a 81,44% da população adulta vacinada contra a Covid-19 com pelo menos uma dose de imunizantes de acordo com o Portal da Transparência. Com a primeira fase da vacinação próxima ao fim, gestores de saúde agora buscam os atrasados para o complemento do esquema vacinal. A capital paraibana tem frequentemente ultrapassado a marca de 20 mil pessoas que perderam o prazo para segunda dose.

Para o chefe de Imunização, Fernando Virgolino, o avanço da campanha reflete na diminuição de casos graves, internações e abertura de novos leitos. "É uma satisfação. A saúde pública passa a atender apenas casos moderados e volta a atenção para outros problemas da sociedade", disse. Segundo Virgolino, o atraso para a segunda  dose acontece por diversos motivos. "Queremos que as pessoas estejam com o esquema vacinal completo e por isso mobilizamos as equipes de saúde da família para busca dos atrasados, além disso, fazemos chamamentos em rádios, TV e internet", disse.

No Hospital Clementino Fraga, profissionais de saúde viram os leitos esvaziarem após o aumento de vacinados com a primeira dose. Para a infectologista Joana D'arc Frade, a imunização completa pode reduzir os impactos da variante Delta presente em estados vizinhos. "Vivemos um momento em que, apesar do número de casos estar em diminuição, também temos a  circulação  de uma variante que é extremamente contagiosa. É certo que termos a presença dela em nosso estado", disse.

Para a segunda dose, a Prefeitura reforça que os atrasados que não conseguirem o agendamento podem procurar os pontos de vacinação e receberem o imunizante.

Até essa quinta-feira (19), a maioria das pessoas que perderam o prazo da segunda dose é referente à vacinação com a Astrazeneca, são 9.132 pessoas. Ainda há 6.267 pessoenses que perderam o prazo para conclusão da vacinação com a Coronavac. Já a Pfizer tem 5.908 atrasados.

Atualmente a vacinação com primeiras doses está suspensa e atende apenas cidadãos que precisam do reforço. A última atualização das novas aplicações atendeu pessoas a partir dos 20 anos na terça-feira (17).

Veja mais sobre o assunto:


Relacionadas