Paraíba

João Pessoa tem sinal de crescimento de casos de Covid-19, aponta Fiocruz

Atualmente, assim como João Pessoa, apresentam sinal forte de crescimento no longo prazo Florianópolis (SC), Macapá (AP) e Salvador (BA) ​​

Publicado em 26/10/2020 10:44 Atualizado em 18/11/2020 13:03
logo
Por Redação Portal T5
João Pessoa tem sinal de crescimento de casos de Covid-19, aponta Fiocruz

Foto: Arquivo pessoa/Ailton Diniz

João Pessoa completou três semanas consecutivas com sinal de crescimento da tendência de novos casos da Covid-19, conforme o último boletim InfoGripe da Fiocruz. Atualmente, a capital paraibana tem 32.090 casos da doença. Somente nesse domingo (25), 54 novas pessoas foram diagnosticadas com infecção pelo novo coronavírus. Veja o boletim completo 

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por covid-19

A Fiocruz analisa dados nacionais, assim como números de casos e óbitos por estados, macrorregiões e capitais. O casos são referentes à Semana Epidemiológica (SE) 42, que abrange o período de 11 a 17 de outubro. 

Atualmente, assim como João Pessoa, apresentam sinal forte de crescimento no longo prazo Florianópolis (SC), Macapá (AP) e Salvador (BA) . 

Na contramão, a Fiocruz apresenta probabilidade de 75% de queda na 3ª macrorregião, no Sertão e Alto Sertão do estado. Já na 2ª macrorregião, em Campina Grande, o índice de casos apresenta estabilidade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acredita na estimativa da Fiocruz e atribui o crescimento dos casos ao "processo eleitoral da Grande João Pessoa, medidas de flexibilização e relaxamento da utilização de máscaras". O secretário Geraldo Medeiros afirmou que nos últimos dias a ocupação de leitos de UTI cresceu na capital paraibana. Atualmente o índice chega a 39%. 

Flexibilização 

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) anunciou, nesta segunda-feira (26), queo horário de funcionamento do comércio em João Pessoa será normalizado, como também, as áreas de lazer em shoppings e cinemas.

As medidas fazem parte de mais uma etapa do plano estratégico de flexibilização na capital. Segundo o gestor, está autorizada a retomada do horário no comércio de 8h às 18h e dos shoppings de 10h às 22h.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play