TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

João Pessoa registra 170 notificações por picada de escorpião em janeiro de 2020

Em 2019, o Ciatox registrou 2.374 casos​, na capital paraibana

Por Redação Publicado em
Escorpiao capa ms
Foto: Divulgação/MS

Dados divulgados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) registraram que 170 pessoas foram vítimas de picadas de escorpião até o dia 28 de janeiro deste ano, na capital paraibana. Mesmo antes do fim do mês, o número é equiparado ao registrado em janeiro do ano passado, quando foram anotadas 177 vítimas.

Em 2019, o Ciatox registrou 2.374 casos, na Grande João Pessoa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

Para os especialistas, apesar de dolorosa, a maioria das picadas é inofensiva. No entanto, algumas espécies podem ter picadas fatais, principalmente em crianças pequenas e idosos. Os sintomas leves incluem dor e inchaço no local da picada, já em casos graves, incluem espasmos musculares, sudorese e salivação

O tipo de escorpião mais perigoso é a espécie de escorpião conhecido como “Escorpião do Nordeste” que é o Tityus stigmurus, de tronco amarelo escuro, apresentando um triangulo negro no cefalotórax.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é ir imediatamente ao Ciatox, localizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, unidade de referência na Grande João Pessoa. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente. Em caso de dúvidas ligue: (83) 3216-7007 ou 0800 722 6001.

saiba mais

Relacionadas