TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Plano de contingência

João Pessoa pode recorrer a cemitérios privados para vítimas de Covid-19

Plano de contingência foi criado para evitar colapso

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Cemiterio jp foto pmjp
(Foto: Arquivo/Divulgação/PMJP)

Seis cemitérios públicos de João Pessoa receberam 311 vítimas da Covid-19 em março deste ano. O índice é maior do que a soma dos meses de janeiro e fevereiro, quando foram 168 sepultamentos. Para evitar o colapso, a gestão municipal criou um plano de contingência e afirmou que pode recorrer a iniciativa privada caso haja agravamento do número de mortos pela doença. "Será inevitável", disse Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O gestor afirmou que aconteceram sepultamentos realizados na rede privada, mas em vagas que são públicas, pertencentes à administração municipal. "Não compramos ainda", declarou.

Neste mês, a pasta realiza um monitoramento dos espaços e vagas, além de novas contratações. Um sistema de informatização também é implantado nos cemitérios públicos. Segundo a Sedurb, o serviço proporcionará maior agilidade no atendimento à população. “Estamos num estágio avançado de implantação e ainda neste mês de abril vamos dar início à informatização dos nossos cemitérios. É um trabalho minucioso e que vai assegurar ainda mais a plena administração desses espaços”, disse.

Em um ano de pandemia, 2.290 pessoas morreram vítimas da Covid-19 na capital paraibana. A proporção de óbitos por habitantes é de 2,43%.


Relacionadas