Paraíba

João Pessoa e Campina Grande dizem que não aplicaram vacinas vencidas

As Secretarias Municipais de Saúde garantiram que não aplicaram vacinas fora do prazo de validade

Publicado em 02/07/2021 17:25 Atualizado em 02/07/2021 17:41
logo
Por Redação Portal T5
João Pessoa e Campina Grande dizem que não aplicaram vacinas vencidas

(Foto: Divulgação/SES-PB)

As Secretarias Municipais de Saúde de João Pessoa e Campina Grande se pronunciaram sobre a suposta aplicação de doses vencidas de vacinas contra a Covid-19. Por meio de notas, as secretarias de João Pessoa e Campina Grande garantiram que não aplicaram imunizantes fora do prazo de validade. A informação de que mais de 250 pessoas na Paraíba teriam sido vacinadas com doses vencidas da vacina AstraZeneca foi divulgada em uma reportagem da Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).

Confira a íntegra das notas emitidas pelas Secretarias Municipais de Saúde de João Pessoa e Campina Grande.

+ Mais de 250 pessoas teriam tomado vacinas vencidas na Paraíba; confira os locais

João Pessoa

"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à população que o município de João Pessoa não está incluído entre as cidades que, segundo uma matéria veiculada na imprensa nacional, supostamente aplicaram doses da vacina AstraZeneca fora da validade.

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a população da Capital não tem com que se preocupar, pois além da rapidez na distribuição das doses, há um rigoroso controle na validade dos lotes de vacinas que chegam à Rede de Frios e são imediatamente disponibilizados à população.

“Há muitas informações por aí que não condizem com a verdade e é preciso ter cuidado com tudo isso. Queremos tranquilizar a população e dizer que, com a rapidez e celeridade com que está sendo realizada a campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa, também há um rígido controle de verificação da validade dos lotes dos imunizantes. Nós recebemos, distribuímos e imediatamente são aplicadas as doses na população. Isto é um processo muito rápido”, garante Fernando Virgolino.

João Pessoa é uma das cidades brasileiras em que o processo de imunização contra a Covid-19 pode ser considerado um dos mais rápidos. O avanço e a celeridade que a gestão municipal tem empreendido à vacinação é considerado como modelo para muitas cidades brasileiras."


Campina Grande

"A Secretaria Municipal de Saúde, de Campina Grande,  esclarece que não houve registro de aplicação de doses após o prazo de vencimento na campanha de imunização da Covid-19 na cidade. 

De acordo  com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande segue com rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento".

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play