TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
neste sábado (16)

Jeans produzido com algodão colorido da Paraíba é lançado na Brasil Eco Fashion Week, em SP

Por dispensar​ do processo de tingimento, o novo jeans usa menos água

Por Redação Publicado em
Articleh foto
Foto: Senai

Do fio ao jeans

No Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, na Paraíba, foram criados os fios têxteis, as malhas e, por fim, o denim de algodão colorido. “A fibra do algodão colorido é um pouco mais curta que a do branco, mas como para o denim nós utilizamos um tecido mais grosso, o tamanho da fibra não foi problema na fabricação do produto”, conta Luís Sávio.

Além do denim, foram desenvolvidos novos materiais como um elastano biodegradável e um tecido que mistura algodão colorido com seda natural.

Projeção de crescimento da pluma colorida

O socioeconomista da Embrapa Algodão (PB) Gilvan Ramos avalia que com o novo produto, a demanda e a produção de algodão naturalmente colorido tendem a crescer. “O estado da Paraíba ainda produz muito pouco - são 293 hectares plantados em 2019 e 391 toneladas colhidas de algodão em rama. Isso representa apenas 140 toneladas de pluma pronta para a fiação”, avalia.

Parceria 

A concepção do denim começou a partir do Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local de Confecções e Artefatos de Algodão Colorido do Estado da Paraíba, que integra empresários, produtores e suas organizações e instituições de apoio. O comitê criado em 2011 tem como objetivo articular todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da pluma. Um dos seus resultados mais importantes foi a garantia de compra da produção do algodão colorido, que deu segurança ao produtor para realizar o plantio e alimentar a cadeia produtiva do Estado que envolve tecelagens, confecções e empresas de moda e decoração.

O comitê é formado por: Embrapa, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bancos públicos e privados, Governo da Paraíba, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Veja mais:

Bandidos arrombam cofre de correspondente bancário após invasão a barbearia, em João Pessoa


Relacionadas