TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
2021

Janeiro Branco: campanha é dedicada ao cuidado com a saúde mental

“Pequenas atitudes e cuidados no dia a dia podem contribuir para o fortalecimento da nossa saúde mental”, diz psicóloga

Por Juliana Alves Publicado em
Janeiro branco
(Arte: Juliana Alves/Portal T5)

O primeiro mês do ano mobiliza as pessoas a falarem sobre saúde. Janeiro volta-se para o conhecimento, a atenção e o cuidado com a saúde mental, na esperança de auxiliar as pessoas no fortalecimento de sua saúde psíquica antes que elas adoeçam.

Especialmente este ano, em que ainda viemos uma pandemia, a campanha vem lembrar que preciso cuidar da mente. E despertar nas pessoas a consciência de que ela “é a chave para o bom funcionamento do restante do corpo”, como garante a psicóloga Ana Paula Macêdo.

Desde o início da pandemia, diversos estudos indicaram o aumento do adoecimento mental das pessoas. Seja pelo desencadeamento ou agravamento de problemas de saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa situação é uma consequência de tudo que a população vem vivenciando nos últimos meses. Como o “luto, isolamento, perda de renda e medo”, por exemplo.

A psicóloga Ana Paula Macêdo explica que, por não estarmos preparados para longos períodos de isolamento, o número de casos de transtornos de ansiedade, depressão e estresse aumentou com esse cenário de pandemia. “A solidão gerada por essa condição, ou até mesmo as novas configurações familiares, se tornaram fatores desencadeantes de sofrimento psíquico”, disse ela.

Para driblar esses impactos negativos, a profissional afirma que “cuidar da nossa saúde mental pode ser mais simples do que pensamos”. Segundo ela, “pequenas atitudes e cuidados no dia a dia podem contribuir para o fortalecimento da nossa saúde mental”. Manter uma rotina de atividade física, alimentação saudável e equilibrada e a prática de hobbies são exemplos de ações simples e eficazes.

Em alguns casos, porém, somente essas atitudes não são suficientes. A psicóloga Ana Paula Macêdo afirma que “a partir do momento que esses sintomas psicológicos passam a interferir de forma significativa na esfera pessoal, familiar ou profissional” é preciso buscar ajuda de um psicólogo.

Por esse motivo, a campanha Janeiro Branco vem para dar voz e tornar necessário a conversa sobre saúde mental. Segundo a psicóloga Ana Paula, a campanha em alusão aos cuidados com a saúde mental vem estrategicamente no primeiro mês do ano. A ideia é aproveitar a época que “as pessoas estão mais abertas a pensar sobre a própria vida e traçar objetivos para o ano”, pontua.

No fim das contas, é preciso desconstruir a compreensão de saúde mental cercada de tabus e preconceitos. Entender que a mente comanda o corpo e, por isso, é essencial cuidar dela.

Leia também:

+ Anvisa autoriza uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil; Veja

+ Após autorização, primeira dose da CoronaVac é aplicada no Brasil

+ MEC divulga tema da redação do Enem 2020; confira

+ Anvisa decide hoje (17) sobre o uso emergencial de vacinas contra Covid-19; Veja

+ Chegada dos pacientes com Covid-19 vindo de Manaus está prevista para este domingo (17), diz HULW

+ PM realiza a soltura de mais de 160 caranguejos-uça capturados no período de defeso

+ Delegado da PB morre em acidente entre carro e motocicleta em Juazeirinho

+ Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 17 milhões no próximo sorteio

+ Pernambucano é assassinado a tiros em bar no Sertão da PB

Envie sua mensagem para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9619-2096

Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas