TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Isenção de pagamento da prova do Enem será garantida a quem perdeu o prazo de solicitação, diz Inep

A decisão valerá para os participantes que se encaixam nos requisitos para receber a gratuidade

Por Redação Publicado em
Mais de 3,9 milhões de candidatos fizeram as provas
Mais de 3,9 milhões de candidatos fizeram as provas (Foto: Agência Brasil)
Isenção de pagamento da prova do Enem será garantida a quem perdeu o prazo de solicitação, diz Inep Isenção de pagamento da prova do Enem será garantida a quem perdeu o prazo de solicitação, diz Inep Foto: Reprodução/Internet

O período de solicitação de isenção para se inscrever na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou nessa sexta-feira (17), mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que nenhum participante que tentou a isenção da prova e não conseguiu, mas que está dentro dos requisitos para a gratuidade, será prejudicado em 2020.

Concurso com 20 vagas e salários de até R$ 8 mil encerra inscrições nesta sexta (17) na PB

No prazo de inscrições para a prova, que começa no dia 11 de maio, o próprio órgão vai garantir a gratuidade, segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista à TV do governo. “Nós do Inep vamos garantir essa isenção na inscrição, o aluno não vai precisar pedir. Não terá que fazer nada, nós do Inep vamos garantir que ele tenha esse direito”, destacou.

O presidente do Inep também divulgou que mais de 3 milhões de gratuidades para a prova de 2020 foram garantidas e que o resultado dos beneficiados sai na próxima sexta-feira (24).

Para ter direito à isenção, era preciso que o candidato se encaixasse em pelo menos uma das situações: Estudantes que cursam a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública, declarada ao Censo da Educação Básica; estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Enem 2020

Alexandre Lopes ainda reforçou que a data e realização das provas continuam mantidas mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Além disso, destacou que pela primeira vez na história, esse ano ocorrerá o Enem digital, mas que essas provas especificamente tiveram as datas alteradas de 11 e 18 de outubro para os dias 22 e 29 de novembro.

Leia mais: Rede Ebserh convoca 840 profissionais para atuarem no combate à Covid-19

Correios abrem mais de 4 mil vagas de trabalho em todo o país


Relacionadas