TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Na UFCG

Iogurte em pó é desenvolvido por pesquisadores da Paraíba

Produto possui validade quase nove vezes maior que o tradicional

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Estudantes paraibanos durante pesquisa
Estudantes paraibanos durante pesquisa (Foto: Arquivo/Divulgação/UFCG)

Pesquisadores da Paraíba estão produzindo iogurte em pó, que possui validade quase nove vezes maior que o produto tradicional. O alimento é elaborado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

"Não necessita de refrigeração e, além de ter um maior período de validade, ainda pode atingir mercados mais distantes da região produtora, o que não acontece atualmente com os iogurtes tradicionalmente encontrados nos supermercados", conta o professor Emanuel Neto Alves de Oliveira, atual diretor do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que desenvolveu o produto a partir de sua tese de doutorado realizada na UFCG.

"O nosso produto é uma revolução para a indústria de produtos lácteos, pois, além de possuir validade quase nove vezes maior do que o iogurte tradicional, ainda gera economia de energia elétrica e de logística, visto que não precisa de refrigeração no seu transporte e nem armazenamento", anunciou.

Intitulada Desenvolvimento e caracterização de preparado sólido para iogurte prebiótico de manga, a pesquisa, que contou com a orientação das professoras Ana Paula Trindade Rocha e Josivanda Palmeira Gomes, resultou no depósito de duas patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


Relacionadas