Brasil

Internet se torna aliada de estudantes da geração Z

Conteúdos educativos em redes sociais colaboram para os estudos em casa

Publicado em 07/07/2021 18:00
logo
Por Agência Educa Mais Brasil
Os jovens brasileiros gastam cerca de 1h32 no Instagram

Os jovens brasileiros gastam cerca de 1h32 no Instagram (Imagem: Educa Mais Brasil/Divulgação)

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com cerca de um bilhão de usuários ativos. A plataforma se tornou ainda mais popular durante a pandemia, quando as pessoas aumentaram o tempo que gastam no aplicativo, sobretudo entre a geração Z, definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.

Os jovens brasileiros gastam cerca de 1h32 na rede social, de acordo com a Cuponation. Se você faz parte do grupo que adora passear em feeds e stories, está na hora de aproveitar este tempo para investir em seus estudos.

O @professorpaulinhokuririn é administrado pelo professor de Letras/Inglês Paulo Faria de Paula, 29 anos. Na página, é possível encontrar notícias a respeito de editais e concursos, dicas para aprimorar sua redação, além de lives e pequenas aulas no IGTV. Para as pessoas que estão se preparando para concursos ou o Exame Nacional do Ensino Médio, o perfil pode ser uma forma de garantir boa pontuação na redação.

O perfil @interpretaenem pode ser uma ótima pedida para quem precisa estudar para o Enem, mesmo com as escolas fechadas. Lá estão disponíveis dicas de aprendizado, notícias sobre a prova nos stories e vídeos no IGTV. A página é administrada pelo professor Lauro Rafael Lima, doutor em linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O estudante Enzzo Queiroz publica resumos em seu perfil de estudos @estudapotter. Ele dá dicas de estudos, materiais e conteúdos que costumam cair nos vestibulares. O perfil reúne diferentes matérias e tem auxiliado outros jovens que sonham com o ensino superior. 

Voltado para quem deseja ingressar em Medicina, no @focados_na_aprovacao é possível encontrar resumos, mapas mentais e dicas que podem ajudar a se preparar. Além disso, a página disponibiliza mensagens motivacionais para os seguidores se manterem focados.

Além dos conteúdos no Instagram, existem diversos sites gratuitos na internet que abordam os conteúdos que caem na prova do Enem, um deles é o Guia Enem. O site reúne as principais matérias que estão presentes no Enem e outros vestibulares, como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Inglês.

Também é possível estudar pelo YouTube, os assuntos são variados e lá é possível encontrar aulas completas de Matemática, Física, Química, Português, entre outras matérias. O Educa Mais Brasil Explica disponibiliza uma playlist no canal do YouTube gratuita, com videoaulas preparadas por professores das áreas de conhecimento que caem no Enem. As aulas são curtas, mas bem objetivas, com conteúdos das áreas de: História, Gramática, Literatura, Interpretação Textual, Redação, Química, Língua Portuguesa e muito mais.

Confira uma lista com playlists para estudar no YouTube:


icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play