Política

Internado há 45 dias, José Maranhão enfrenta complicações da Covid-19

Nilda Gondim (MDB) assumiu a cadeira do político nessa terça-feira (12)

Publicado em 13/01/2021 Atualizado em 13/01/2021
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado )

Internado há 45 dias, o senador José Maranhão (MDB) continua enfrentando complicações causadas pela Covid-19. O político deu entrada em um hospital privado de João Pessoa no dia 29 de novembro de 2020. Após agravamento do estado de saúde, ele foi transferido para São Paulo, onde recebe tratamento. 

O senador está no mesmo hospital onde morreu o deputado estadual João Henrique (PSDB-PB), aos 77 anos, nessa terça-feira (12).

José Maranhão testou positivo para a Covid-19 no dia do segundo turno das eleições, em que participou de várias atividades políticas.

A assessoria de José Maranhão afirmou que o político tem estado de saúde considerado estável e recebe tratamento na UTI para pacientes sem a doença. 

SUPLENTE

Empossada nessa terça-feira (12), a primeira-suplente Nilda Gondim (MDB) permanecerá no cargo de senadora durante o período de afastamento do titular. Ela assumiu a cadeira devido ao prolongamento da licença médica de José Maranhão.

Cerimônia de posse de Nilda Gondim (MDB-PB), primeira suplente do senador José Maranhão (MDB-PB), na sala de audiências da Presidência do Senado Federal.   Em virtude da licença do senador José Maranhão (MDB-PB), que está em tratamento por ter sido acometido da Covid-19,  Nilda Gondim (MDB-PB) assumirá cargo no Senado Federal.   A posse da ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB-PB) como Senadora da República, traz um fato inédito na política nacional. Esta é a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal.  Participam:  senadora Nilda Gondim (MDB-PB); presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).   Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Estamos assumindo em circunstâncias indesejáveis, mas temos plena convicção do nosso dever, neste período em que estaremos cumprindo a missão de representar a Paraíba no Senado Federal, que será o de ajudar nosso estado, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos paraibanos, afirmou Nilda Gondim.

Nilda Gondim foi deputada federal entre 2011 e 2015, também atuou como presidente do Núcleo do MDB Mulher na Paraíba e foi presidente regional do partido em Campina Grande, na Paraíba. Ela é mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que atualmente está licenciado, e do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

O novo pedido de licença médica de José Maranhão, formulado em 7 de janeiro, é válido por 120 dias. O primeiro requerimento, feito no ano passado, era válido por 24 dias, situação em que não há a necessidade de a primeira-suplente assumir interinamente. 

Veja o vídeo:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar