TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
até o dia 12

Inscrições para programa de Apoio à Cultura começam nesta segunda (5) em JP

As inscrições serão aceitas até às 23h59 do próximo dia 12

Por Juliana Alves Publicado em
Músicos durante protesto em João Pessoa
Músicos durante protesto em João Pessoa (Foto: Flávio Melo)

As inscrições de artistas e de trabalhadores da cultura de João Pessoa para receber auxílio do Programa de Apoio Emergencial à Cultura começaram nesta segunda-feira (5). O benefício é de R$ 600 é uma ação da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e tem o objetivo de minimizar os impactos das medidas de isolamento social na renda do grupo social da cultura. De acordo com a Prefitura, a previsão é de conceder até 1,3 mil auxílios, pagos em duas parcelas de R$ 300. As inscrições serão aceitas até às 23h59 do próximo dia 12.

O diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, destaca que o auxílio vai contemplar artistas e trabalhadores da cultura de diversas áreas, entre elas artes cênicas (teatro, dança e circo), música, culturas populares, artes visuais, audiovisual, livro, literatura, leitura e bibliotecas.

Acesso – Para fins de obtenção do auxílio, considera-se artista a pessoa física que realiza trabalho solo/coletivo e comprova a atividade artística como fonte de renda exclusiva. Já os trabalhadores da cultura são os produtores, diretores, técnicos e pessoal de apoio a grupos e espetáculos artísticos.

Os artistas e os trabalhadores de cultura devem obrigatoriamente ser residentes no município de João Pessoa há pelo menos dois anos, devendo apresentar comprovante de residência atualizado no ato da inscrição.

Os contemplados pelo edital deverão oferecer, como contrapartida, apresentação de lives com uma mostra dos seus trabalhos por meio de show, performance artística, videoaula ou workshop.

As lives serão transmitidas através das plataformas das redes sociais digitais da Prefeitura, com calendário de apresentações a ser acordado entre artistas e trabalhadores de cultura e a Funjope.

Cronograma

As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, através do e-mail [email protected] ou de formulário eletrônico, até às 23h59 da próxima segunda (12).

As inscrições também podem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, junto ao Protocolo Geral da sede da Funjope, na Rua Duque de Caxias, no Centro da capital paraibana.

A documentação necessária está indicada no edital e deverá ser enviada como anexos, por meio digital, em arquivos no formato PDF, ou em cópias para inscrições presenciais. O edital e os formulários estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A análise documental terá início em 12 de abril, tendo seu resultado divulgado no dia 15 de abril. O prazo para recursos será até 19 de abril. A lista com os nomes dos artistas e dos trabalhadores da cultura contemplados será divulgada em 24 de abril, também no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João.

Após a divulgação do resultado, a Secretaria do Fundo Municipal de Cultura (FMC) convocará os artistas e trabalhadores da cultura contemplados para assinar a documentação física e o termo de recebimento. O benefício será pago exclusivamente através de transferência para conta bancária de titularidade de cada um deles.

Dúvidas devem ser consultadas à Secretaria do FMC e à equipe da Funjope, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14h, pelo telefone (83) 3218.9809 ou pelo e-mail [email protected].


Relacionadas