Paraíba

Inmet renova alerta de chuvas intensas na Paraíba

206 cidades estão com alerta amarelo e 32 estão em alerta laranja

Publicado em 14/01/2022 13:30
logo
Por Carlos Rocha
Inmet renova alerta de chuvas intensas na Paraíba

Inmet renova alerta de chuvas intensas na Paraíba (Imagem: Flávio Fernandes/TV Tambaú)

Foram emitidos dois alertas laranjas e um amarelo de chuvas intensas e acumulado de chuvas para cidades paraibanas. Os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia têm vigência desde as 10h desta sexta-feira (14) até as 10h do sábado (15). Um total de 206 cidades estão sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, em que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para as cidades que estão com alerta amarelo, o recomendado pelo Inmet é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvore e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Um dos dos alertas laranjas fala sobre riscos de acumulado de chuvas, ou seja, alagamentos, em 15 cidades da Paraíba, que como: Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Município, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Juripiranga, Lucena e Pedras de Fogo.

Para essas cidades, os risco são de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O recomendado pelo Inmet é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

De acordo com o Inmet, o segundo alerta laranja, de perigo de chuvas intensas, é para outras 17 cidades da Paraíba em que o aviso é de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades são: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Diamante, Ibiara, Manaíra, Monte Horebe, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São João do Rio do Peixe, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo.

Para essas cidades o recomendado é que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play