TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
enem 2020

Inep decide anular questão de matemática do Enem digital; veja

Questão foi identificada em prova já feita anteriormente

Por Carlos Rocha Publicado em
Resultado de recurso para pedido de isenção do Enem estão disponíveis
Resultado de recurso para pedido de isenção do Enem estão disponíveis (Foto: Carlos Rocha)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 Digital. Trata-se da questão 140 no caso do Caderno 5 (Amarelo); questão 148 no Caderno 6 (Cinza); questão 157 no Caderno 7 (Azul); e questão 165 no Caderno 8 (Rosa).

Em nota, o instituto explicou que identificou que a questão já havia aparecido em uma edição anterior do Enem, na prova aplicada para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). O Inep também afirmou que a anulação não muda o cálculo de estimativa de nota obtida pelo candidato.

“O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, além das características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes”.

As provas do Enem digital foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março. Os candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também:

Pai de paciente que fugiu de hospital e morreu deve receber indenização de R$ 50 mil

Alunos que não tiverem internet receberão livros e atividades impressas

Namorada de Lumena diz que não reconhece a parceira no BBB21

Produtor de 25 anos é apontado como novo namorado de Flordelis


Relacionadas