TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
clebson teixeira

Impedido de doar sangue por ser gay, marido de Lulu Santos desabafa na web; veja

No final da publicação, ele fez um apelo: “Gostaria de pedir a todos os amigos heterossexuais para irem até um hemocentro ajudar quem esteja precisando”

Por Redação Publicado em
Destaque clebson lulu
Foto: Reprodução

O marido do cantor Lulu Santos, Clebson Teixeira, usou sua conta no Instagram para desabafar sobre uma experiência que teve ao tentar doar sangue. “Essa semana descobri que para fazer uma boa ação preciso ficar no mínimo 12 meses sem sexo”, iniciou o relato.

Ao tentar atender o apelo de uma colega de trabalho, Clebson procurou o hemocentro. O jovem contou que, de acordo com uma portaria do Ministério da Saúde, faz parte do grupo de risco, mesmo com os exames que detectam Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) negativos.

"Após isso fui me inteirar sobre o assunto, fiz algumas pesquisas, li um pouco, perguntei a alguns amigos da área de saúde e finalmente obtive a resposta. O que acontece é que, segundo portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016, homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes em um período de até um ano antes da doação são considerados inaptos a fazer a doação", escreveu.

O companheiro do cantor relatou ainda que a recomendação compara homossexuais (do sexo masculino) a usuários de drogas injetáveis, sujeitos a uma maior exposição ao vírus HIV.

"A justificativa é que assim como os usuários de drogas injetáveis, também fazemos parte de um grupo chamado “grupo de risco”, em que homossexuais do sexo “masculino” estão sujeitos a uma maior exposição ao vírus HIV, e que como existe um intervalo entre algumas infecções e sua possível detecção em exames, pode ser que os testes não consigam identificar o vírus... é como se os heterossexuais estivessem isentos a essa possibilidade", criticou.

No final da publicação, ele fez um apelo aos heterossexuais. “Gostaria de pedir a todos os amigos heterossexuais que estão lendo essa mensagem até o final, para irem até um hemocentro ajudar quem esteja precisando”, finalizou.


Relacionadas