TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Serviço gratuito

Hepatites virais: saiba onde encontrar assistência especializada em JP

Julho Amarelo é o mês dedicado ao combate às Hepatites Virais

Por Juliana Alves Publicado em
Foto Mazinho Gomes 3 500x500
(Foto: Reprodução/Secom-JP)

O mês de julho é dedicado à campanha de conscientização, prevenção e controle das hepatites virais, que são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Para atender a população de João Pessoa, a prefeitura da Capital paraibana disponibiliza para a população atendimento para casos de hepatites virais (B e C) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) na Rede Municipal de Saúde.

Conheça o serviço gratuito que ofertado pelo Município.

Hepatites virais – Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C, também classificadas como sexualmente transmissíveis, frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.


Relacionadas