TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
doação

Hemocentro da Paraíba realiza coletas externas para repor estoque de sangue

O objetivo é ajudar a repor o estoque de forma a atender às demandas de mais de 40 unidades de saúde da Região Metropolitana de João Pessoa

Por Redação Publicado em
HEMOCENTRO 11 09 2018
Foto: Reprodução / Internet

Em setembro, o Hemocentro da Paraíba realizará coleta externa de sangue, na Capital e no interior do Estado. O objetivo é ajudar a repor o estoque de forma a atender às demandas de mais de 40 unidades de saúde da Região Metropolitana de João Pessoa.

Nesta terça-feira (1º), haverá coleta externa na Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Dores, no bairro de Mangabeira VIII, em João Pessoa, das 8 às 16h.  Já no dia 22 de setembro, a coleta externa está programada para ser realizada na cidade de Sumé, na Secretaria de Saúde Municipal, das 8h às 15h.

Atentado a tiros deixa três mulheres e um homem feridos em João Pessoa

A diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, destacou que, apesar da pandemia, as doações de sangue não podem parar. “A necessidade de sangue é constante, as cirurgias estão acontecendo, pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, tratamento de câncer e outras doenças graves continuam ocorrendo”, pontuou.

Ela observou que o sangue não é fabricado e não tem outra forma de fazer a reposição se o doador não fizer a doação de sangue. Os homens podem doar regularmente de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses.

As coletas externas fazem parte das estratégias que o Hemocentro utiliza para incentivar a doação regular. Além da aprovação do local da coleta, é necessário ter tempo hábil para a organização e divulgação das ações, a fim de que elas contribuam efetivamente para a manutenção dos estoques de sangue.

Após 16 anos, veja como está a "sósia mirim" de Ana Paula Arósio

As organizações que tiverem o desejo de aderir às campanhas em prol da doação voluntária de sangue devem entrar em contato pelo número: (83) 3133-3466 ou pelo e-mail [email protected].

O Hemocentro está localizado na Avenida Dom Pedro II, 1.548, e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

Ainda neste mês de setembro, estão programadas campanhas de doação de sangue com as Forças Armadas (todas as quintas-feiras), com a equipe Fluminense de Handebol de João Pessoa (4/9), com os torcedores do time do Náutico em João Pessoa (19/9), além dos moradores do Condomínio Residencial Paraíso, do bairro de Cuiá (12 e 26/9).

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue pelo menos uma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho).

Justiça suspende interdição do Ortotrauma de Mangabeira e unidade será reaberta

Regina Duarte quebra três dentes após sofrer queda ao usar celular

Leia também: Pedido de namoro é interrompido pela GCM durante festa clandestina em João Pessoa

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas