Paraíba

Habilitação Social: conheça as categorias da CNH disponíveis

O Programa inscreve até a próxima segunda-feira (17)

Publicado em 10/05/2021 08:14 Atualizado em 10/05/2021 08:43
logo
Por Redação Portal T5
Conheça as categorias disponíveis no Programa

Conheça as categorias disponíveis no Programa

As inscrições para o Programa Habilitação Social na Paraíba encerram na próxima segunda-feira (17). O programa vai beneficiar pessoas de baixo poder aquisitivo e possibilitar, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Através da Habilitação Social será possível adquirir a CNH nas categorias A ou B, fazer a adição de categoria (A ou B) ou muda-lás para os tipos C, D ou E.

De acordo com o regulamento do Programa, para classificar a CNH para as categorias C, D ou E, o motorista não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses. Ainda é necessário ser aprovado em curso especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para categorias D e E.

Conheça as categorias disponíveis no Programa:

  • Categoria A - Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria ACC - Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, que não exceda 50 cilindradas;
  • Categoria B - Condutor de veículo motorizado cujo peso bruto total não exceda a 3500 Kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista;
     
  • Categoria C - Condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3500 Kg. Deve estar a habilitado a pelo menos um ano na categoria B.
     
  • Categoria D - Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Deve ter no mínimo um ano na categoria C ou dois anos na categoria B;
     
  • Categoria E - Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha 6000 Kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer. Tem de estar habilitado no mínimo um ano na categoria C.
icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play