TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Estudo

Há quatro tipos de pessoas que bebem álcool; Veja qual delas você é

Entender por que bebe pode ajudá-lo a perceber a sua relação com o álcool e como reage

Por Redação Publicado em
Bebida alcoolica uma droga legalizada 748x380

Em artigo publicado na revista científica The Conversation, os pesquisadores Emmanuel Kuntsche, diretor do centro de regulamentação de bebidas alcoólicas, na universidade La Trobe, na Austrália, e a assistente Sarah Callinan, declaram que há quatro tipos de pessoas que bebem.

O estudo sublinhou ainda que esses "quatro tipos" têm diferentes expectativas relativamente à forma como álcool os fará sentir.

As quatro motivações para beber incluem: valorização pessoal, apoio emocional, convívio social e conformismo ou pressão de grupo.

Valorização pessoal

Estes indivíduos ingerem álcool para se sentirem melhor. Desejam sentir-se ativos e constantemente ‘alegres’. Apreciam o fato do álcool os tornar mais extrovertidos, impulsivos e agressivos.

Apoio emocional

Bebem de modo a suportarem melhor situações emocionais adversas. Geralmente são as mulheres quem mais se encaixa neste grupo. A bebida alcoólica é consumida numa tentativa de diminuir sentimentos de ansiedade e depressão, apesar de apenas os exacerbar a longo prazo.

Convívio social

Este tipo de pessoas ingere álcool para se divertir o máximo possível. Não bebem sozinhos, mas em festas, jantares ou convívios, e acreditam que o álcool torna essas ocasiões mais animadas.

Conformismo ou pressão de grupo

Cedem à pressão dos amigos porque querem integrar-se, porém nem sequer gostam de beber. Podem apenas dar um gole numa taça de champanhe para acompanharem um brinde, ou um gole num copo de vinho porque o resto do grupo sugeriu compartilhar uma garrafa. Normalmente, bebem menos e nunca sozinhos.


Relacionadas