TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Covid-19

Governo Federal prevê 14 milhões de doses de vacinas até junho

Em entrevista, o ministro Paulo Guedes disse que um acordo ente o Brasil e a Pfizer, que está "praticamente fechado", antecipará 5 milhões de doses do imunizante para o primeiro semestre do ano

Por Juliana Alves Publicado em
Paulo Guedes entrevista
(Reprodução/Internet)

Nesta segunda-feira (8) o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que existe a possibilidade de antecipação de doses da vacina contra a covid-19 para o primeiro semestre deste ano no Brasil. De acordo com o ministro, o acordo entre Governo e a empresa farmacêutica Pfizer está "praticamente fechado".

Paulo Guedes disse que o objetivo da medida é acelerar a vacinação em massa no Brasil. "Nosso pedido calou fundo junto à Pfizer e conseguimos uma, praticamente, declaração de que o acordo tá fechado". E afirmou: "Eles vão adiantar o lote de curto prazo em quase 50%. Eram nove milhões e eles vão dar mais cinco".

"Tínhamos previsto 2 milhões [de doses] em maio, 7 milhões em junho e 10 milhões até o início do último trimestre", disse. "A antecipação é de 5 milhões [de doses] do segundo semestre para maio e junho. Então, desses 9 milhões, se incorporarão mais 5 milhões de doses, passando para 14 [milhões de vacinas]", explicou Paulo Guedes, que estava acompanhado de Airton Cascavel, assessor especial do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

De acordo com o assessor Cascavel, o acordo com a Pfizer não foi feito mais cedo pois não poderia ter sido assinado antes por cláusulas impeditivas.

"Nós todos sabemos que a solução no Brasil agora é vacinar, para manter justamente a imunidade da população e, ao mesmo tempo, permitir também a preservação dos sinais vitais da economia brasileira. É o que nos interessa porque economia e saúde andam juntos", disse o assessor de Eduardo Pazuello.

Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas